Tosse persistente é um incômodo comum, especialmente durante mudanças climáticas ou episódios virais. No entanto, antes de recorrer a medicamentos, considerar remédios caseiros pode ser uma opção eficaz e natural para aliviar os sintomas.

Confira cinco receitas de chás e remédios caseiros simples para você fazer em casa e melhorar um pouco mais seu bem-estar: 

CONTEÚDOS RELACIONADOS: 

1. Chá de Gengibre com Limão:

A combinação de gengibre e limão em um chá é eficaz contra a tosse seca, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas. 

Ingredientes​

  • 5 g de raiz de gengibre;
  • Suco de 2 limões;
  • 1 colher (de chá) de mel;
  • ½ litro de água.

Modo de preparo:

Ferva o gengibre e a água em fogo baixo até que a mistura fique reduzida a metade do volume inicial e depois desligue o fogo, coe e junte o suco dos limões. Ao final, para adoçar pode ser adicionada 1 colher de chá de mel. O mel não deve ser usado no caso de bebês com menos de 2 anos. Deve-se tomar 1 colher de sopa deste chá a cada 4 horas, enquanto a tosse persistir.

Quer mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp 

2. Suco de Guaco com Cenoura: 

Um remédio conhecido por sua eficácia é o suco de guaco com cenoura. Este mix apresenta propriedades broncodilatadoras, ideais para aliviar a tosse com catarro e promover bem-estar.

Ingredientes

  • 5 folhas de guaco;
  • 1 cenoura;
  • 2 ramos de hortelã;
  • 1 colher de chá de mel.

Modo de preparo

Para fazer o suco, basta misturar no liquidificador as folhas de guaco, a cenoura e os ramos de hortelã. Depois, coar e adoçar com 1 colher de chá de mel e beber 20 mL do suco várias vezes ao dia. Outra ótima opção de remédio caseiro para tosse com expectoração é infusão de tomilho, pois possui propriedades expectorantes, ajudando a liberar o catarro e fortalecer o sistema imune.

3. Chá de Manjericão

É ideal para relaxar e dilatar os brônquios, auxiliando no combate a problemas respiratórios e muito fácil de fazer. 

Ingredientes

  • 10 folhas frescas ou secas de manjericão;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e quando estiver fervendo, desligue o fogo. Adicionar a água fervente em uma xícara com as folhas de manjericão. Tapar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber 1 xícara, até 3 vezes por dia. O chá de manjericão não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em amamentação, pois pode afetar o desenvolvimento do bebê.

4. Chá de Alho:

Possui propriedades expectorantes e é eficaz para deixar os fluídos mais líquido, facilitando sua eliminação. O Alho é um ingrediente fácil de ser encontrado em mercados e feiras, sendo também uma opção em conta para muitas pessoas. 

Ingredientes

  • 1 dente de alho esmagado ou picado;
  • 1 colher (de sopa) de mel;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e adicioná-la na xícara com o alho esmagado. Deixar repousar por cerca de 5 minutos, coar, esperar amornar, adicionar o mel e beber 1 xícara do chá por dia. O chá de alho não deve ser consumido por crianças menores de 2 anos ou por pessoas que tenham gastrite, úlceras, pressão baixa e hemorragia. Além disso, no caso de grávidas ou lactantes, o chá de alho deve ser usado com orientação médica, pois quando utilizado em excesso, pode ter efeito abortivo, afetar o ciclo menstrual ou alterar o cheiro do leite materno.

5. Infusão de romã

A infusão de romã ajuda a combater a tosse, causada por garganta inflamada, pois é rico em polifenóis, flavonoides, alcaloides e triterpenos, que são substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatória.

Ingredientes

  • 10 gramas da casca de romã;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Adicionar as cascas de romã em uma panela com a água. Quando começar a ferver, deixar por mais 5 minutos e desligar. Após esse tempo, tampar a panela deixando o chá repousar por mais 5 minutos. Esperar amornar e beber a seguir de 2 a 3 vezes por dia. A infusão de romã não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas que tenham gastrite ou úlceras no estômago, pois pode causar irritação no estômago.

É bom lembrar que ervas e remédios naturais podem ajudar o sistema imunológico a deixar os sintomas mais brandos. Porém, não deixe de procurar um médico para lhe avaliar e dar um diagnóstico mais preciso. 

MAIS ACESSADAS