Muito se fala em sexo seguro, e quando esse termo é citado, geralmente se fala sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), mas não se fala o suficiente sobre os riscos físicos. 

Posições sexuais famosas e muito utilizadas também podem causar sequelas físicas, como fraturas penianas que, apesar de raras, são graves.

Uma posição mal feita pode fraturar a túnica albugínea, o tecido emborrachado que “encapa” o pênis e seus vasos sanguíneos. Uma flexão forçada pode levar a hematomas, mas também a deformações: o pênis fica inchado e se curva para um lado, o que faz essa condição ser conhecida pelo nome “pênis berinjela”.

Quais são as posições sexuais mais perigosas do mundo?

Existem estudos e alertas médicos que apontam que as três posições sexuais mais perigosas do mundo são cowgirl reversa, de quatro e papai e mamãe.

A cowgirl reversa é aquela posição em que a pessoa que penetra se deita e quem for penetrada se senta por cima, mas de costas para a parceria.

Conteúdo relacionado

Ao fazer o movimento de sentar, o pênis pode escapar e acabar esmagado pelo osso do púbis da pessoa que estiver por cima. Além disso, o pênis pode ficar preso dentro da vagina/ânus e se dobrar durante o vai e vem.

O alerta foi feito em 2021 pelo cirurgião Karan Raj, que à época atuava no sistema de saúde pública do Reino Unido, o National Health Service (NHS). Em um vídeo publicado no TikTok, Raj afirmava que metade dos casos de trauma peniano aconteciam quando se tentava fazer a cowgirl invertida.

Em 2017, um estudo brasileiro conduzido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro publicado no Journal of Impotence Research apontou que a posição de quatro (também conhecida como doggy style) leva a 41% dos casos de fratura peniana.

Em segundo lugar, está a posição papai e mamãe, resultante de 26% das lesões desse tipo. Essa é tida como uma posição sexual muito comum, em que a pessoa que penetra fica por cima e quem é penetrada fica por baixo, de frente.

Nos dois casos, além dos riscos altos de fratura, também foi observado pelos pesquisadores a maior propensão de uma fratura bilateral do corpo cavernoso — ou seja, a parte do pênis que mais recebe sangue durante a ereção — e lesões no útero — a depender da profundidade e velocidade da penetração.

O ideal é tomar mais cuidados e ter muita atenção na hora de fazê-las. Além disso, essas são consideradas algumas das posições sexuais mais comuns, o que pode explicar o motivo do porquê foram apontadas como mais perigosas.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Um estudo publicado pela Zava, um serviço de entrega de medicamentos e testes à domicílio, revelou que a posição sexual de quatro é a favorita entre homens e mulheres – é a preferência de 35,1% das pessoas respondentes. Ela é seguida de papai e mamãe (22,5%) e, na sequência, cowgirl (19,4%). O levantamento ouviu duas mil pessoas residentes nos Estados Unidos e no Reino Unido.

MAIS ACESSADAS