Lavar as calcinhas é um hábito diário para muitas mulheres, mas você já parou para pensar qual é a forma correta de higienizar suas peças íntimas? Usar a máquina de lavar junto com outras roupas ou lavá-las separadamente? Essas dúvidas são comuns e merecem atenção, já que a maneira como limpamos nossas roupas íntimas pode impactar diretamente a saúde da região íntima.
Para esclarecer esses questionamentos, a ginecologista Fernanda Viana Nassar, de São Paulo, especialista em cirurgia íntima a laser, explicou à coluna de Claudia Meireles qual é o método mais indicado.
Segundo a médica, é fundamental realizar uma limpeza adequada das calcinhas para evitar a contaminação da região íntima por resíduos e micro-organismos.
Quer mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp
Com essas dicas, fica mais fácil cuidar da higiene íntima e evitar problemas de saúde. Afinal, a atenção aos detalhes pode fazer toda a diferença no bem-estar.
Saiba como lavar corretamente suas calcinhas:
- 1. Lavar separadamente: Segundo Fernanda, as roupas íntimas não podem ser lavadas com peças sujas ou pesadas. Ela cita como exemplo as toalhas.
- 2. Utilizar sabão neutro: Na hora da higienização, a médica orienta evitar usar produtos com fragrâncias fortes ou amaciantes. Ambas as fórmulas podem ocasionar irritações na região íntima
- 3. Água em temperatura adequada: A especialista sugere utilizar água morna na hora da lavagem das peças para “eliminar as bactérias”
- 4. Enxaguar bem: Conforme explica Fernanda Viana Nassar, essa dica visa “garantir que não fique resto de sabão” na calcinha.
- 5. Secar em local ventilado e ao sol: A ginecologista salienta que “a luz solar ajuda na eliminação dos micro-organismos”.
- 6. Passar com ferro: Caso ache desnecessário passar as calcinhas, a médica ressalta sobre o ferro servir para esterilizar e garantir que as peças íntimas estejam totalmente secas.