O final do ano está se aproximando e com a chegada de importantes celebrações como Natal e Ano Novo, muitas pessoas se preparam para confraternizar com famílias e amigos. O momento para muitos, porém, é sinônimo de encontros regados a álcool, ainda que socialmente. Por isso ficar atento aos efeitos da bebida, pode evitar os efeitos que o mesmo provoca no organismo. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2,6 milhões de pessoas morreram em decorrência do consumo de álcool em todo o mundo no ano de 2019. Essa contagem inclui mortes por condições causadas pelo álcool, como doenças cardíacas, hepáticas e outros tipos de câncer, além das relacionadas em consequência de eventos relacionados ao álcool, como quedas, afogamentos, acidentes de trânsito e suicídio. 

O histórico pessoal, familiar, tolerância com as consequências físicas de curto prazo, como a perda de controle, embriaguez, apagões ou ressacas, preocupações com a saúde ao longo do tempo, isso tudo influencia. 

Quer mais notícias sobre saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp

Entre as razões pelas quais as pessoas consomem álcool, está a de que o mesmo é um lubrificante social. Desse modo, as pessoas descrevem que ao consumir bebidas a base de álcoo, se veem mais "extrovertidos", mais "engraçados", menos "tímidos" e por aí vai. 

Apesar de muita gente achar que o álcool provoca mais interação social, não foi comprovado nada a respeito. 

Veja cinco dicas para reduzir os danos do álcool

Reduzir ou recusar álcool

Beba menos, ou não beba nada. Se você decidir beber, ele sugere diminuir o impacto do álcool alternando cada bebida alcoólica com um copo de água.

Manter-se hidratado ajuda a diminuir as chances de ressaca no dia seguinte. 

Não beba com o estômago vazio

Quando bebemos de estômago vazio, o álcool é absorvido mais rapidamente na corrente sanguínea e isso pode resultar em uma concentração mais alta da substância no sangue. 

Então, se você for beber, coma algo antes. 

Conte as porções, não os copos

Mantenha o controle do número de doses “padrão” que você consome, não apenas o número de copos vazios na mesa. 

Bolhas são sinônimos de problemas

Quanto mais borbulhante é a bebida, mais ela tende a ser absorvida no organismo. Muitas pessoas, por exemplo, relatam isso com o champagne. Mas também vale para misturas carbonatadas. Esta informação pode ser relevante se você estiver bebendo champanhe ou outra bebida espumante ou carbonatada em um evento de fim de ano ou festa no escritório.

Mantenha os olhos na sua bebida

Nunca aceite uma bebida se não souber o que há nela. Além disso, jamais deixe-a sem vigilância ou para que outras pessoas a reparem. 

Bebida e direção não combinam

Muito se fala nos efeitos que o álcool provoca e no perigo de se dirigir após beber. Desse modo, é importante ficar longe dessa combinação.

Jamais combine álcool com cannabis

Os efeitos de se misturar os dois podem se sobrepor e isso causa uma interação medicamentosa que potencializam os efeitos. 

MAIS ACESSADAS