Dormir parece algo simples. Para alguns, basta fechar os olhos, respirar fundo e relaxar porque, tão logo, o sono chega. Esse processo, contudo, pode se mostrar desafiador para outras pessoas.
Em tempos de rotina frenética, excesso de estímulos e preocupações constantes, é comum relatos de quem se queixa de uma noite de sono ruim.
Certamente não existe nada mais frustrante quando a nossa cama confortável deixa de ser um refúgio para se tornar um campo de batalha silencioso.
Conteúdos relacionados:
- Saiba qual hábito de sono aumenta risco de derrame
- Dormir tarde pode engordar? O que dizem os especialistas
Ter um descanso adequado é fundamental para manter o equilíbrio físico e mental. O primeiro passo para tornar isso possível é identificar o que nos faz mal, como pontuado pelo Instituto Nacional do Sono, que comprovou: a presença constante de ecrãs (tela de computador ou celular) tem impactado negativo na qualidade do sono.
Para driblar essa situação, saiba que existem métodos simples e eficazes que vão garantir que você durma rápido e "como um neném". Testadas e aprovadas, essas técnicas vão resgatar o sono reparador que o seu corpo tanto precisa.
Siga essas dicas para dormir bem:
- Método de Respiração 4-7-8: Inspirado em práticas de ioga, esse método é excelente para acalmar o sistema nervoso. A técnica consiste em inspirar pelo nariz contando até 4, segurar a respiração por 7 segundos e expirar lentamente pela boca, contando até 8. Repita o ciclo três ou quatro vezes. Essa prática ajuda a regular os batimentos cardíacos e a acalmar a mente, criando as condições ideais para um sono profundo e rápido.
- Técnica Marítima da Ponte Alpha: Popular entre fuzileiros navais e outras unidades militares, a técnica da Ponte Alpha pode ser a chave para um sono rápido. Deite-se de costas e relaxe os músculos do rosto. Gradualmente, relaxe os ombros, os braços, o peito e as pernas. Concentre-se na respiração calma e visualize um ambiente sereno, como uma praia ou um campo florido, mantendo essa imagem por cerca de dez segundos. Caso pensamentos dispersos surjam, deixe-os passar sem se fixar neles. Essa técnica permite alcançar um estado de relaxamento profundo em menos de dois minutos, acelerando o processo de adormecer.
- Varredura Corporal: Feche os olhos e percorra mentalmente cada parte do seu corpo, desde a cabeça até os pés. Concentre-se em cada área, relaxando os músculos à medida que avança. Comece pela mandíbula, depois pescoço, ombros, costas, abdômen, coxas, panturrilhas e, por fim, os dedos dos pés. Esse método, inspirado em práticas meditativas, é excelente para liberar tensões acumuladas e preparar o corpo para o descanso.
- Ambiente Propício ao Sono: O ambiente desempenha um papel crucial na qualidade do sono. Certifique-se de que o seu quarto esteja tranquilo, fresco (cerca de 18°C) e bem ventilado. Evite o uso de dispositivos eletrônicos uma hora antes de dormir e prefira uma iluminação suave. A utilização de óleos essenciais, como lavanda, ou uma música suave também pode ajudar a induzir um estado de relaxamento. Criar um ambiente sereno sinaliza ao seu cérebro que é hora de dormir.
- Alongamento Suave: Alongamentos simples podem aliviar a tensão acumulada ao longo do dia, preparando o corpo para o descanso. Realizar algumas rotações de ombro, alongamento do pescoço, quadris e panturrilhas pode relaxar os músculos e melhorar a circulação. Integrar esses gestos à sua rotina noturna cria um ritual que sinaliza ao corpo que é momento de desacelerar e descansar.