“Opa! Dá licença que eu cheguei pra ficar no topo ☝😎”

A criançada e os jovens dos anos 2000 começaram o dia desfrutando da notícia de um possível retorno da rede social Orkut, famosíssima por reunir funcionalidades únicas, como o sistema de convites, as comunidades, o quadro de depoimentos e, alguns anos depois (já mais moderninha), os personagens BuddyPoke.

O Orkut foi lançado em 24 de janeiro de 2004 e foi motivo de muitos brasileiros passarem horas frente a uma tela de computador. Aquela rede social foi uma novidade e, como tal, foi perdendo sua força ao passo que outras parecidas (a exemplo do Facebook) já conquistavam terreno.

Sem forças, o Orkut fechou suas portas em 30 de setembro de 2014.

A volta do Orkut

Com a mais recente carta aberta publicada no site dessa saudosa rede social, que teve seu site oficial (orkut.com) reativado, a internet, especialmente a turma dos anos 2000, vibrou em êxtase com a possibilidade de reviver aqueles tempos de ouro.

“É por isso que eu estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”, esse trecho da carta, assinada pelo criador da plataforma, despertou um interesse que há muito tempo estava adormecido entre os usuários, que especularam que estaria até relacionado com a compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk.

BuddyPoke

Um dos motivos do BOOM do Orkut, principalmente entre os brasileiros, era a chance de interagir virtualmente com amigos por meio do BuddyPoke, um jogo imersivo de personagens digitais. Nele, a pessoa poderia criar seu próprio avatar, atualizá-lo com um humor e usar reações, como mandar beijos, abraços e até performances especiais.

Orkut voltou! Criador reativa site: "vejo vocês em breve"

Convite para participar

Outra funcionalidade que fez com que a rede bombasse no começo e chamasse a atenção dos usuários da época era o fato do Orkut ser limitado apenas às pessoas que tinham um convite. Quem ganhava um “bilhete”, poderia chamar até dez amigos e assim por diante. Isso provocava uma certa urgência para participar da rede social nos que estavam de fora.

Só add com scraps

Outra ferramenta muito utilizada pela comunidade no Orkut eram os scraps. Eles nada mais eram do que mensagens que uma pessoa poderia enviar para outra. O recurso era tão usado que existiam sites que disponibilizavam versões temáticas ou personalizadas. Aquele “Bom Dia” animado, com muito glitters e anjos passando que você vê no grupo da família do WhatsApp era muito usado naquela época no Orkut.

A rede social Orkut foi lançada em 24 de janeiro de 2004 Foto: DOL

MAIS ACESSADAS