O aparelho celular se tornou uma tecnologia tão necessária no dia a dia que praticamente as informações das nossas vidas pessoal e profissional estão armazenadas neles, através de arquivos e aplicativos que usamos para facilitar a nossa rotina. Obviamente, nele acabam sendo guardadas algumas informações particulares, por isso não é errado dizer que o celular se tonou um "objeto de uso pessoal e intransferível".

Eleições: seu voto pode eleger outro candidato ou partido

Desta forma, emprestar o aparelho para alguém é algo desconfortável para a maioria dos usuários. Afinal, sempre haverá receio de que a outra pessoa possa querer "bisbilhotar" o que está armazenado no aparelho.

Aprenda a usar o modo "convidado" no seu celular
📷 Aprenda a usar o modo "convidado" no seu celular |( Reprodução )

Esta situação tem uma solução - e não é recusar emprestar o aparelho celular. A pessoa pode ativar o "modo convidado" ou "guest mode" antes de entregar o telefone para outra. Esta configuração garante a privacidade do dono do celular e impede que a pessoa que pediu o aparelho emprestado tenha acesso a fotos, vídeos, arquivos, aplicativo e dados do proprietário do smartphone.

Uma vez ativada, a função deixa a pessoa navegar na internet, fazer ligações e outras atividades, mas sem acessar suas informações privadas. A opção só está disponível a partir do Android 5.0 (Lollipop).

Bairros atendidos pelo TerPaz têm redução na criminalidade

Já no iOS não há opção de criar perfil convidado, mas há o modo guiado, que limita o uso do dispositivo iOS a um único app e permite que você controle quais recursos ficarão disponíveis. Ele é útil para deixar uma criança usar seu iPhone, por exemplo, apenas para um joguinho e não navegar na internet sem supervisão.

Saiba como ativar o "modo convidado":

No Android

1. Entre nas Configurações (ou Ajustes) de seu Android.

2 .Toque em Usuários e contas.

3. Na tela seguinte, toque em Usuários.

4. Escolha o usuário "Convidado".

Além disso, você pode também adicionar um novo usuário. Dessa forma, poderá criar configurações diferentes para diversas pessoas. Basta seguir os mesmos passos mencionados acima e, no item 4, em vez de escolher convidado, tocar em "Adicionar usuário".

É possível que esses passos mudem de acordo com a versão do Android, ou com a interface usada por cada fabricante (Samsung, LG, Motorola etc.). Em caso de dúvidas, pesquise no manual de uso do seu aparelho.

No iPhone

1. Acesse Ajustes > Acessibilidade > Acesso guiado (localizado mais no final da tela).

2. Ative o acesso guiado

3. Toque em Ajustes de código > Definir código de acesso guiado. Ele pede para criar uma senha numérica de seis dígitos.

4. Insira um código de acesso. Depois, insira-o novamente. Aqui, você também pode ativar o Face ID ou Touch ID como uma maneira de finalizar uma sessão do acesso guiado. Será preciso sempre digitar esse código (ou usar a biometria) para liberar o acesso ao app escolhido.

5. Para iniciar uma sessão do acesso guiado, abra o app que deseja e aperte três vezes o botão lateral (iPhones com botão físico, é preciso apertá-lo três vezes).

6. Na tela do app aberto, será exibida a opção "Acesso Guiado" dentro do destaque "Atalhos de Acessibilidade".

7. Se você quiser que partes da tela parem de responder ao toque, use um dedo para circular essas áreas. Você pode mover ou redimensionar o círculo ou tocar no X para removê-lo. Depois, toque em Iniciar.

Vídeo: Joelma aparece brincando com soro após internação

Para desativar recursos ou definir um limite de tempo, aperte três vezes o botão de início ou lateral e toque em Opções. Caso não veja essas opções, aperte novamente três vezes o botão de Início ou lateral e insira o código de acesso. As opções "desativáveis" são os botões Repousar/Despertar, Volume, Movimento, Teclados, Toque, Pesquisa no Dicionário e Limite de Tempo. Ative as opções que você deseja desligar e toque em OK.

Para encerrar uma sessão do acesso guiado, aperte três vezes o botão de Início ou lateral, insira o código do acesso guiado e toque em Sair. Você também pode clicar duas vezes no botão de Início ou lateral, caso tenha ativado o Touch ID ou Face ID para o acesso guiado.

Aprenda a usar o modo "convidado" no seu celular Foto: ( Reprodução )

MAIS ACESSADAS