Ficar sem combustível no meio da rua, além de gerar multa, é algo muito comum de acontecer, principalmente em veículos de modelos mais antigos, em que o ponteiro talvez não funcione. Mas e quando acaba a bateria de um carro elétrico? O que deve ser feito, já que não dá para resolver com um abastecimento líquido?

A solução é rebocar o automóvel até a "tomada" ou ao ponto de abastecimento mais próximo. Porém, isso é um problema, hoje nas grandes capitais ainda não há tantos locais para recarga.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Remoção do carro elétrico

O processo de remoção de um carro elétrico até a tomada de recarga pode ser mais demorado justamente pela pouca quantidade de postos de abastecimento. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o motorista do carro elétrico precisa ter cautela justamente para que essa situação não aconteça.

Afinal, são poucos os lugares com pontos de recarga - e em muitos deles, como vagas específicas de shoppings, o caminhão do reboque não consegue chegar.

Quer mais notícias sobre tecnologia? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Especialistas recomendam ficar sempre atento, pois o carro avisa quando a bateria está acabando. E mesmo quando ela 'acaba', na maioria deles não acaba 100%. Como os EVs têm uma artimanha para fazer o cliente não ficar na rua: aos poucos vai tirando potência do motor. Andar em alta velocidade e usar muito o ar-condicionado também consomem mais bateria.

Pane elétrica: procedimento é o mesmo?

Um carro elétrico pode "apagar" não só pela falta de energia da bateria, mas também por outros problemas técnicos, assim como um modelo movido por motor a combustão, além de ficar sem bateria pelo simples fato de ficar muito tempo parado, algo que também acontece com telefones celulares e notebooks.

A recomendação do Denatran e também da ABVE é também rebocar o veículo diretamente para uma oficina capaz de atender e resolver o problema do veículo.

O procedimento de reboque é o mesmo que um carro normal?

Esses veículos não podem ser rebocados como os modelos a combustão que param de funcionar por falhas mecânicas ou pane seca. O resgate de um carro elétrico deve ser feito em guinchos do tipo plataforma, aquele em que o veículo vai em cima de um caminhão, o carro elétrico não pode ser puxado com duas rodas no chão.

MAIS ACESSADAS