As principais operadoras de telefonia do Brasil, Vivo, TIM e Claro, anunciaram à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que irão bloquear o acesso ao X, plataforma pertencente a Elon Musk, a partir da meia-noite deste sábado (31).

Conteúdo Relacionado

Carlos Baigorri, presidente da Anatel, confirmou que "esse é o plano" das operadoras. A decisão segue uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o bloqueio devido ao não cumprimento da legislação brasileira por parte da empresa, que exige que companhias estrangeiras mantenham um escritório no país.

O X fechou seu escritório no Brasil após alegar que o ministro estava ameaçando prender seus representantes por não cumprir ordens para restringir o uso da rede por pessoas acusadas de ameaçar a democracia.

Além do bloqueio, cerca de 20 mil operadoras e provedores de internet foram notificados para garantir o cumprimento da decisão. O ministro também estabeleceu uma multa de R$ 50 mil para quem tentar acessar o X por meio de VPN.

MAIS ACESSADAS