Mundialmente conhecido e cobiçado por muitos em todo o mundo, o iPhone é um dispositivo móvel semelhante aos smartphones desenvolvidos e comercializados pela Apple, tendo como sistema operacional, o iOS.
Nesta segunda-feira (9), a Apple anunciou o novo iPhone 16 durante evento realizado na sede da empresa, em Cupertino, Califórnia.
A nova linha de celulares conta com as versões já usadas por outros modelos, como a básica, Plus, Pro e Pro Max e traz pela primeira vez recursos de inteligência artificial generativa denominada Apple Intelligence e estará disponível no sistema iOS a partir de 18 de outubro.
Com um design reformulado, o aparelho conta com duas câmeras, nas versões básica e Plus, dispostas na vertical e não na diagonal. Além disso, o modelo recebeu o botão de ação personalizável que substitui o switch de silenciar notificações, recurso este só apareceu na linha Pro do ano passado. Os modelos novos também receberam um botão dedicado no lado direito do celular, abaixo do botão de bloqueio para tirar fotos.
O Camera Control permite controlar a captura de luz, a profundidade e gravar vídeos curtos. Mesmo o mais básico iPhone 16 receberá um novo chip A18, com cinco núcleos de GPU e seis de CPU —o que prepara o aparelho para usar recursos de inteligência artificial com eficiência no consumo de bateria. O processador é até 40% mais rápido que o iPhone 15.
Quer mais notícias sobre tecnologia? Acesse nosso canal no WhatsApp
O dispositivo estará disponível nas versões roxa, verde-água e rosa. A Apple disse que o vidro que reveste a tela é duas vezes mais resistente que o de outros smartphones.
O presidente-executivo da empresa, Tim Cook, disse que o lançamento do Iphone16 marca o início de uma nova era da empresa.
Inteligência Artificial
Entre as principais mudanças com a IA no novo Iphone 16 será uma Siri reformulada, com maior entendimento da língua falada (inicialmente o inglês) e do contexto pessoal de cada usuário. As versões nos idiomas chinês e espanhol estarão disponíveis no ano que vem.
A nova Siri poderá acessar as notificações, documentos, emails e compromissos para responder perguntas e oferecer sugestões ao usuário.
A Apple promete um reforço de privacidade com o chamado Private Cloud Compute, com o qual os dados do usuário nunca são armazenados nos servidores, sendo usados apenas para processar essas solicitações específicas.
Além desses recursos, um assistente de texto Apple Intelligence ajuda a melhorar respostas a partir de textos e botões - a abordagem é similar a do Google ao integrar recursos com aplicativos consolidados. Outra função ainda, seria o de criar figurinhas a partir de texto, como no WhatsApp.
O sistema também será capaz de resumir notificações e procurar fotos apenas descrevendo-as, sem necessidade de investigar a fundo a galeria de imagens.