Em um cenário cada vez mais dependente da computação em nuvem, qualquer falha em grandes plataformas pode provocar um efeito dominó na internet. E foi exatamente o que ocorreu nesta segunda-feira, 20 de outubro, quando a Amazon Web Services (AWS) — plataforma de serviços em nuvem da Amazon e uma das mais utilizadas no mundo — enfrentou uma interrupção significativa que afetou o funcionamento de diversos sites e aplicativos populares.

Usuários de serviços como Snapchat, Fortnite, Facebook e Prime Video relataram instabilidade ao longo da manhã, de acordo com registros do site Downdetector, que monitora falhas em tempo real. A própria AWS confirmou o problema, informando que estava investigando um “aumento nas taxas de erro e latências em diversos serviços”.

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A empresa afirmou, em nota, que está atuando em “vários caminhos paralelos para acelerar a recuperação” dos sistemas afetados. A falha teria atingido recursos que dependem de dispositivos físicos ou virtuais conectados à rede, interferindo no desempenho e funcionamento normal de alguns serviços globais.

Durante a instabilidade, até mesmo o suporte técnico da AWS foi impactado. “Clientes podem não conseguir criar ou atualizar casos de suporte. Recomendamos que continuem tentando novamente quaisquer solicitações com falha”, orientou a empresa.

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Medidas iniciais de mitigação já foram aplicadas, e a maioria dos sistemas afetados voltou ao funcionamento normal, segundo a AWS. No entanto, a companhia alertou que algumas limitações ainda podem ocorrer enquanto a solução completa é implementada.

Entre os serviços que ainda apresentavam reflexos do incidente estavam CloudTrail e Lambda, plataformas voltadas à automação e monitoramento de aplicações, que registravam atrasos e acúmulo de eventos.

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