A Samsung deve encerrar o ciclo de atualizações de sistema e segurança para oito de seus modelos de smartphones ao longo de 2026, conforme análise das políticas de suporte e cronogramas de lançamento da empresa. Entre os aparelhos afetados estão versões do Galaxy S21, Galaxy Z Fold 3, Galaxy Z Flip 3, e modelos intermediários como Galaxy A23, A13 e M13.

Os dispositivos da linha Galaxy S21 lançados em 2021 chegaram ao mercado com Android 11 e receberam atualizações até a One UI 7 baseada no Android 15. Após cumprirem o ciclo de quatro anos de suporte, incluindo versões do sistema e patches de segurança, a expectativa é que o suporte seja encerrado no início de 2026.

VEJA TAMBÉM

Os dobráveis Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 seguem cronograma semelhante, tendo sido atualizados até o Android 15 no final de 2025 e mantido atualizações de segurança periódicas desde então. A previsão é que esses modelos continuem recebendo correções de segurança apenas até meados de 2026, quando o suporte será finalizado.

Modelos intermediários como o Galaxy A23, A13 e M13 também estão próximos do fim de sua janela de updates. Eles foram atualizados para versões intermediárias da One UI e ao longo do tempo receberam atualizações de segurança trimestrais, mas não fazem parte da política mais recente de suporte estendido da Samsung, que agora chega a sete anos para aparelhos de ponta.

Quer mais notícias sobre Tecnologia? Acesse nosso canal no WhatsApp

Para usuários desses dispositivos, isso significa que, a partir de 2026, não haverá novas versões do Android ou patches de segurança regulares, o que pode impactar a compatibilidade com aplicativos mais recentes e eventuais vulnerabilidades. A Samsung continua a oferecer atualizações para seus modelos mais recentes, como as séries S24 e posteriores, que se beneficiam da política de suporte prolongado.

MAIS ACESSADAS