Os avanços da obra de revitalização da Nova Doca, um dos projetos essenciais para a preparação de Belém para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá na capital paraense em novembro de 2025, alcança mais uma etapa importante nesta quarta-feira (18).
A partir das 8h, a última quadra da avenida Visconde de Souza Franco (Doca), no perímetro entre as ruas Tiradentes e Boaventura da Silva, ficará parcialmente interditada, com bloqueio de duas faixas próximas ao canal. As outras duas faixas da referida avenida permanecerão abertas para o fluxo de veículos.
O secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral, destaca que a obra segue de acordo com um cronograma bem planejado cumprido e até superando algumas previsões iniciais, que tem ajudado a minimizar os impactos no trânsito local.
Conteúdos Relacionados:
- Árvores são transplantadas para áreas de obras em Belém
- Trânsito na Bernal do Couto é alterado a partir desta terça
O projeto da Nova Doca prevê a transformação de uma área de 1,2 quilômetros ao longo do canal, com foco em drenagem, paisagismo, urbanização e a construção de passarelas. O grande objetivo é revitalizar a área e garantir mais qualidade de vida à população.
Um dos pontos principais da obra será a arborização do espaço, com o plantio de árvores ao longo do parque linear, o que proporcionará não apenas embelezamento, mas também maior conforto térmico e sombreamento para os visitantes.
De acordo com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), a Nova Doca já está com 45% dos serviços concluídos e segue para a execução dos últimos módulos,=. Elas incluem serviços de fundação, cravação de estacas e lançamento das peças metálicas que sustentarão a estrutura do canal.
Além da requalificação, o projeto também inclui a pavimentação de mais de 2,4 quilômetros da Avenida Visconde de Souza Franco, a construção de novos sistemas de drenagem profunda e superficial de águas pluviais, a instalação de redes de esgoto sanitário e abastecimento de água potável, além de uma ciclovia e um sistema de energia limpa.
Quer mais notícias sobre o trânsito? Acesse o nosso canal no WhatsApp
As melhorias também contemplam a substituição das comportas do canal para o controle das marés, com o objetivo de evitar inundações e garantir mais segurança para a região.