Os ônibus elétricos são veículos movidos por energia elétrica armazenada em baterias recarregáveis ou obtida de fontes externas, substituindo o uso de combustíveis fósseis. Essa tecnologia representa uma solução sustentável para a mobilidade urbana, especialmente nas grandes cidades, ao contribuir para a melhoria da qualidade do ar e reduzir impactos ambientais e riscos à saúde pública.
Os ônibus elétricos que vão circular pela capital e municípios da Região Metropolitana integram o novo Sistema de Transporte Metropolitano, uma iniciativa do Governo do Pará.
O sistema visa conectar Belém aos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará. Composto por uma linha troncal e 31 linhas alimentadoras, o sistema garante a integração entre os municípios.
Como vai funcionar?
O passageiro poderá usar apenas um bilhete para embarcar em um ônibus dentro do seu município, acessar pontos de parada, estações ou Terminais de Integração de sua escolha e seguir até Belém com praticidade.
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Entre os principais benefícios do Sistema de Transporte Metropolitano estão:
- Redução do tempo de deslocamento entre os municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB);
- Melhoria na oferta de transporte nos bairros;
- Integração com tarifa única, ampliando as opções de mobilidade;
- Maior conforto em ônibus novos, equipados com ar-condicionado e Wi-Fi;
- Mais segurança para os passageiros;
- Impactos positivos no trânsito, com a diminuição de veículos nas vias.
A implantação dos ônibus elétricos em Belém marca um importante avanço rumo a um transporte público mais eficiente, sustentável e acessível para a população.
Sustentável
Os ônibus elétricos adquiridos pelo Governo do Pará possuem tecnologia sustentável, com zero emissão de gases poluentes, ar-condicionado e Wi-Fi, além da redução no ruído dos motores, destacou o representante da empresa Caio Eletra.
“O ônibus elétrico é a benesse do cuidado do meio ambiente e da natureza. Esse é o primeiro ponto positivo. O segundo ponto é que é um veículo que tem uma viagem muito confortável. O usuário vai poder ver isso no dia a dia. A terceira coisa é que essa viagem, por ser confortável e ter um consumo infinitamente menor de recursos do meio ambiente, está diretamente fazendo um bem. É um ônibus que, do ponto de vista técnico, é tão bom ou melhor que o ônibus tradicional”, enfatizou o representante, Claudio Conde.
Autonomia
Os veículos elétricos têm autonomia de 220 quilômetros por carga. Segundo a empresa Caio Eletra, saindo de Marituba até o terminal de São Brás (em Belém), poderão fazer, em média, 16 viagens por carga.
Belém recebe mais quatro ônibus
Mais quatro ônibus elétricos, exclusivos para o Sistema BRT Metropolitano, chegaram a Belém e foram recebidos ontem pela Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran). Os veículos fazem parte do contrato assinado pelo Governo do Pará ao adquirir 265 veículos para o novo sistema de transporte da Região Metropolitana de Belém (RMB). Os quatro ônibus entregues completam o primeiro lote da frota elétrica.
A Artran, responsável por acompanhar e fiscalizar todo o processo de compra, vem recebendo os veículos desde dezembro de 2024. Todos passam por vistoria da Agência para verificação dos itens constantes do contrato. Na sequência, os ônibus são direcionados ao local onde permanecerão até a entrega do Sistema BRT. Os veículos chegaram ao estacionamento do Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença (Novo Mangueirão), e depois foram levados à garagem.
O diretor de Regulação e Planejamento da Artran, Claudio Conde, informou que “estamos recebendo mensalmente os lotes dos veículos elétricos. Nosso contrato de entregas de carros elétricos inclui 40 veículos, sendo que neste primeiro lote são 10. Os seis primeiros chegaram na semana passada, e hoje [ontem] recebemos mais quatro veículos elétricos, que vão atender ao BRT Metropolitano”.
Além dos veículos elétricos, já chegou o primeiro lote completo dos veículos a diesel (Euro 6), que possuem tecnologia para redução de emissão de gases poluentes, incluindo os modelos que circularão no corredor central do BRT Metropolitano e os alimentadores, que circularão dentro dos municípios contemplados, acrescentou o diretor da Artran.