A alergia a camarão e outros crustáceos, como lagosta, siri e caranguejo, é o tipo de alergia alimentar mais frequente. Os sintomas mais comuns de alergia a frutos do mar podem ser: vômitos, falta de ar, tosse, pulso fraco, tontura, coceira na pele, lábios e língua e em outras partes do corpo. 

Essas alergias podem causar uma reação grave e potencialmente fatal, conhecida como anafilaxia. Uma reação anafilática a camarão ou qualquer outra coisa é uma emergência médica que requer atendimento médico de urgência.

Experiência desagradável foi vivida pela estudante de Belo Horizonte (MG), Amanda Nicândio, de 22 anos. A jovem viralizou na Internet depois de divulgar um vídeo no TikTok mostrando a reação alérgica que teve em 2021, durante uma viagem ao Rio de Janeiro, após comer camarão na orla da praia de Copacabana.

No post, que já conta com mais de 5 milhões de visualizações, Amanda escreveu: “Mostre você e depois o que quase te matou”.

VEJA O VÍDEO:

Os internautas ficaram intrigados e vários questionamentos surgiram fazendo com que a jovem gravasse outro vídeo explicando a situação. No novo post, a estudante disse que havia comido uma tábua com camarões e que pouco tempo depois seu rosto começou a inchar. Um funcionário do estabelecimento recomendou que ela fosse para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Lá foi confirmado que o crustáceo tinha sido realmente o causador do inchaço. Amanda teve que ficar internada e medicada. Ela foi foi liberada na manhã seguinte, entretanto seu rosto ainda inchado. 

Veja também:

Em entrevista, a jovem contou que não acreditava que o inchaço iria passar. “Perguntei para o médico: 'Moço, meu rosto vai ficar assim para sempre?'. E ele falou que iria passar com o tempo. Só que eu não estava acreditando. Eu nunca tive alergia. Eu comia camarão em todas as praias.”

Amanda revelou que o inchaço demorou sete dias para sumir.  Ela finalizou o vídeo de explicação dizendo que nunca mais iria comer camarão novamente. 

Amanda Nicândio, de 22 anos, teve uma forte reação alérgica a camarão Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS