O TikTok foi lançado em 2016 etrata-se de uma rede social para criar e compartilhar vídeos curtos, que muitas vezes contém dicas gastronômicas, de moda e beleza, além de dancinhas que viralizam em outras redes. No entanto, é preciso ficar em alerta e tomar cuidado com essas dicas na hora de praticá-las.

Foi o que aconteceu com a adolescente Amelia Gregory, de 13 anos, que ao uma técnica de skincare que viu no TikTok, quase perdeu a visão do olho esquerdo . “Ela desceu correndo as escadas com o rosto vermelho e gritando de dor”, conta Claire, mãe da garota, em entrevista ao jornal DailyMail.

Essa situação aconteceu em janeiro de 2023, quando Amelia viu em um vídeo da plataforma que esfoliar a pele com a mistura de alguns produtos, como retinol e ácidos, iria resultar na redução de rugas e deixar o rosto brilhante. Porém, essa mistura causou queimação, vermelhidão e inchaço na região do rosto da garota.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

A mãe da menina imaginou que com o tempo, os sintomas no rosto da filha desapareceriam, mas a vermelhidão piorou e o olho esquerdo de Amelia começou a inchar. Diante da persistência dos sintomas e aparecimento de lesão, elas foram buscar ajuda em uma farmácia e foram encaminhadas para o pronto-socorro.

A garota foi internada e diagnosticada com celulite facial, uma infecção bacteriana sob os tecidos da pele que chegou a atingir seu olho. “Os médicos disseram que a infecção poderia fazer com que ela perdesse a visão”, lembra a mãe da garota.

Riscos do skincare

De acordo com a oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos, Nubia Vanessa, é importante saber a idade adequada para iniciar tratamentos de pele. O uso de ácidos e produtos agressivos pode causar queimaduras e lesões na pele, especialmente em áreas sensíveis como ao redor dos olhos.

“Skincares inadequados podem resultar em sequelas permanentes, como a perda de visão. Por isso, é essencial buscar orientação profissional para determinar a quantidade, concentração e momento adequados para o uso de produtos cosméticos e ácidos”, explica Nubia.

O dermatologista da ADA Clínica de Brasília, André Moreira, alerta que a maioria dos cosméticos não é testada na população infantil, exceto aqueles que de fato são remédios para o tratamento da pele. Sendo assim, essas crianças correm o risco de sofrer reações alérgicas. “Qualquer produto que não foi testado em alguma população pode fazer mal”, considera.

É importante ressaltar que Ingredientes como o retinol – uma forma de vitamina A indicada para a redução de linhas, rugas, acne e oleosidade – podem causar irritação na pele de qualquer pessoa, causando vermelhidão, descamação e erupções cutâneas.

“O mecanismo de ação é o mesmo em todos os seres humanos, o que diferencia é a pele de cada faixa etária, gênero e cor. A pele da criança é mais sensível, a chance de ela ter uma irritação é infinitamente maior”, explica Moreira.

Ainda segundo o dermatologista, as crianças não têm as glândulas que secretam a oleosidade da pele ativas como um adolescente ou adulto, ou seja, um produto que “secaria” a pele nelas teria um efeito muito mais intenso.

Tratamento

Após passar por um atendimento, os médicos de Amelia receitaram anti-histamínicos e antibióticos para interromper a infecção e as alergias causadas pelo skincare. Além dos medicamentos, ela deve usar protetor solar fator 50.

“Como mãe dela, assumo total responsabilidade pelo que ela estava assistindo. Mas acho errado que um creme contendo retinol possa ser vendido para crianças. Os médicos conseguiram salvar a pele e a visão de Amelia, mas poderia ter sido diferente”, afirma Claire.

MAIS ACESSADAS