Nesta quinta-feira (12), foi divulgada a primeira foto de um buraco negro na Via Láctea. A imagem é um importante marco para a ciência.

A imagem do Sagitário A* (o asterisco significa “estrela”), foi feita pelo consórcio internacional Event Horizon Telescope, uma rede que reúne 11 radiotelescópios espalhados pelo mundo.

"Hoje, o telescópio Event Horizon tem o prazer de compartilhar com vocês a primeira imagem direta do gentil gigante no centro da nossa galáxia, Sagitário A*”, afirmou Feryal Ozel, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

O Sagitário A* é um buraco negro supermassivo. Ele tem um diâmetro 18 vezes maior que o Sol e está a cerca de 26 mil anos-luz da Terra.  

O Sagitário A* é um buraco negro supermassivo que está a 26 mil anos-luz da Terra.
O Sagitário A* é um buraco negro supermassivo que está a 26 mil anos-luz da Terra. | EVENT HORIZON TELESCOPE

“Ficamos surpresos ao ver como o tamanho do anel que observamos está tão de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein”, disse Geoffrey Bower do Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sínica.

A imagem mostra um anel com um formato irregular ao redor de um núcleo de escuridão – a sombra do buraco negro Sagitário A*. 

A imagem do Sagitário A* aumentou o conhecimento dos cientistas a respeito do que acontece no centro da nossa galáxia e forneceu novas pistas de como os buracos negros gigantes interagem com seu meio.

O processo para obter a imagem foi bastante complicado. Os pesquisadores precisaram desenvolver novas ferramentas para explicar o movimento do gás em torno do buraco negro ao centro da Via Láctea.

"[É] um pouco como tentar tirar uma fotografia nítida de um cachorro que persegue a sua cauda a toda a velocidade”, disse Chi-kwan Chan, cientista do Event Horizon Telescope.

VEJA TAMBÉM:

Não é o que parece! Fomos enganados por esses alimentos

Você é viciado em pornografia? Faça o teste agora mesmo!

Conteúdo Patrocinado

MAIS ACESSADAS