Nevou em pelo menos quatro cidades de Santa Catarina nesta terça (17) e há previsão de que uma chuva congelada também atinja a região em breve.

O termo chuva congelante também já surge em rodas de conversa e os os fenômenos começam a se misturar no imaginário popular. No entanto, há diferenças importantes entre esses eventos.

De acordo com Franco Nadal Villela, meteorologista do Inmet, nenhum morador do país precisa se preocupar muito com a chuva congelante. "É um fenômeno que nunca vi no Brasil. Não tenho reporte oficial de sua ocorrência."

A chuva congelante acontece quando o floco de neve que cai forma uma camada líquida no seu entorno, podendo manter o centro congelado. Ao tocar uma superfície com temperatura próxima ou igual à temperatura de congelamento, a água volta a se congelar por completo.

Entenda o que é neve, chuva congelada e chuva congelante
📷 |(crédito: Divulgação)

Villela explica que esse fenômeno pode ser perigoso devido ao peso que se forma sobre as superfícies dos objetos, podendo, por exemplo, danificar a fiação elétrica de postes de energia.

A chuva congelada já é um fenômeno mais comum no Brasil do que a chuva congelante. Apesar de semelhança de nomes, eles tem diferenças importantes.

A chuva congelada acontece quando um floco de neve que cai se derrete por completo ou acumula umidade em seu entorno durante o trajeto até o chão e então congela novamente antes de tocar o solo ou a superfície de um objeto, formando pequenas pedrinhas de gelo.

Há diferenças importantes entre esses eventos.
📷 Há diferenças importantes entre esses eventos. |(crédito: Divulgação)

Não se deve confundir essas pedrinhas com granizo, que são outro fenômeno, diz o meteorologista do Inmet Francisco de Assis. A diferença entre os dois é que o granizo cai já na forma sólida que conhecemos, mas a chuva congelada só se forma durante a queda.

Já a neve é uma precipitação na forma de cristais de gelo. Os flocos de neve se formam em temperaturas próximas ou abaixo de zero. No Brasil, é mais comum a ocorrência de pancadas de neve isoladas e de curta duração.

A neve e a chuva congelada acontecem, em média, pelo menos uma vez por ano no Brasil, geralmente nas cidades com maiores altitudes dos estados do Sul do país, como os municípios da serra catarinense. Ambos os fenômenos podem acontecer ao mesmo tempo ou preceder um ao outro, segundo Villela.

Não há previsão de grande quantidades de neve no país -apenas novas pancadas podem ocorrer na região Sul.

📷 |(crédito: Divulgação)

As baixas temperaturas que atingem o país são causadas por uma onda de frio polar intensa que chegou no final de semana. São esperadas temperaturas abaixo dos 10ºC em estados do Sudeste e do Centro-Oeste. A situação é incomum para essa época do ano, há um mês do início oficial do inverno.

Meteorologistas indicam que o inverno de 2022 pode ser tão rigoroso quantos os vividos nas décadas de 1960 e 1980.

TEMPO | Neve, chuva congelada e chuva congelante. Conheça e entenda a diferença entre os principais tipos de precipitação invernal. pic.twitter.com/o8JSvRqmj1

— MetSul.com (@metsul) June 28, 2021

MAIS ACESSADAS