No dia 5 de agosto bebedores comemoram o dia internacional da cerveja. Este ano, a data caiu estrategicamente em uma sexta-feira, ótimo dia para celebrarmos e honrarmos essa bebida que é paixão do brasileiro.

Mas você é tão bom na história da cerveja quanto em bebê-la? O DOL troz algumas curiosidades em relação a bebida.

Confira!

A cerveja foi criada pelos sumérios na região da antiga Mesopotâmia. Atualmente é a bebida alcoólica mais consumida no mundo. O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo.

Existem vários tipos de cervejas, mas elas são divididas principalmente entre mainstream e artesanal. Sabe a diferença entre elas?

É dita cerveja artesanal quando a fabricante produzir até 50 mil hectolitros de cerveja no mês, de acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). Já as demais marcas são produzidas em larga escala, muito maior do que 50 mil hectolitros por mês. A Ambev líder do segmento, produziu 581 milhões de hectolitros só em 2021.

Para quem está iniciando no consumo das cervejas artesanais, a dica é iniciar pelas cervejas mais leves e refrescantes.

“Aposte em rótulos do estilo German Pilsner, Bohemian Pilsner, Belgian Blond Ale, Witbier, Weissbier (que foi precursora de muitos apreciadores no universo das cervejas artesanais), Vienna Lager (perfeita para churrasco) e também as opções leves e ácidas da família Sour, que muito tem aproximado os públicos de outros segmentos como os vinhos e coquetéis, por exemplo”, aconselha Bárbara Soares, sommelière e consultora de bebidas.

VEJA TAMBÉM:

+Os 15 melhores influenciadores de finanças do Brasil

+Rã-touro que transmite fungo mortal está no Sul e Sudeste

+ Programação comemora Dia Internacional da Cerveja em Belém

MAIS ACESSADAS