Sabe o que é o DIY (Do It yourself)? É uma sigla em inglês que em tradução livre significa "Faça você mesmo". Com essa prática é possível reciclar, customizar, fazer e refazer coisas que podem já estar dentro da sua casa e com um custo muitas vezes zero.

E dentro de um cenário onde camas e sofás são vistos em meio a montanhas de lixo formadas em ruas e esquinas das nossas cidades, a exemplo de Belém, o DOL traz algumas dicas de como reaproveitar o móvel que você pensa em jogar fora.

Móveis em meio ao lixo e na beira de canal, uma realidade dura em Belém
📷 Móveis em meio ao lixo e na beira de canal, uma realidade dura em Belém |Reprodução

Conteúdos relacionados

Para isso, vamos à internet e às redes sociais que mostram como tábuas, ripas e outros materiais presentes naquilo que te serviu por muito tempo podem se transformar em belos utensílios como prateleiras, mesas, cadeiras, quadros, etc... a natureza e o meio-ambiente agradecem. 

O negócio é usar a criatividade e caprichar na decoração de casa. Para isso, você pode aderir à algumas práticas de quem customiza os móveis e traz uma nova 'cara' ao ambiente.

Reciclagem criativa   

O Sofá que vira palco da boa criatividade

Sabe aquele sofá você jurava que não serviria mais para nada? Ele pode se tornar uma excelente opção para compor uma decoração mais rústica, como por exemplo utilizar o estofado juntamente com pallets. Esses objetos que são muito utilizados para carregar e transportar itens pesados mas podem ser um excelente aliado na decoração do seu ambiente. Além disso, é possível também usar colchões velhos e compor com os paletes. Vale a dica.
Você pode usar o estofado do seu sofá antigo e fazer um novo sofá utilizando pallets.
📷 Você pode usar o estofado do seu sofá antigo e fazer um novo sofá utilizando pallets. |Foto: Divulgação/Pinterest
 Veja o passo a passo para fazer seu sofá de pallets      
Transforme o estrado da cama em um lindo floreiro 

Sabia que você pode separar o estrado de cama e transformar em um local excelente para decorar com flores? E você pode usar a criatividade para montar até um lindo jardim ou floreiro, aproveitando a área de serviço que você tem ou a área de lazer da sua casa.   
📷 Você pode transformar o estrado de cama em floreiro |Foto: Divulgação/Freepik

 Veja como você pode montar seu espaço com floreiro   

Prateleiras feitas com grades de berço ou cama

Ao invés de você descartar o berço ou cama, que tal aproveitar partes do móvel para fazer uma linda prateleira? Nelas você pode criar um ambiente mais organizado para os seus livros. 

 

E essas ripas que podem virar um lindo guarda louças ou plantas do lado de dentro de casa?

MAIS ACESSADAS