O sexo desempenha um papel significativo na vida das pessoas, tanto física quanto emocionalmente. É uma parte natural e importante da experiência humana, contribuindo para a saúde, felicidade e conexão nos relacionamentos.

Ninguém discorda que o sexo é prazeroso, mas também pode trazer benefícios para sua saúde emocional. Segundo a coach de felicidade Elisa Ponte, pessoas com vida sexual ativa são mais felizes.

"Durante as atividades sexuais, há produção de ocitocina, conhecida como o hormônio do amor, que promove união social e bem-estar. O sexo está ligado ao estado de felicidade porque você se sente amado, relaxado e com o tanque do amor abastecido", comenta.

Conteúdos relacionados:

Ela explica que o ato sexual libera substâncias no cérebro ligadas ao bem-estar. "A ocitocina é associada ao amor porque é liberada a partir de estímulos e contextos afetivos, como toque, cheiro e construção de vínculos".

"Não é por acaso que a maior liberação de ocitocina ocorre durante as relações sexuais. Além disso, a ocitocina melhora o convívio social e pode estimular comportamentos de socialização", completa.

Estar mais disposto a se relacionar é resultado da capacidade da ocitocina de reduzir medo, ansiedade e promover melhora do humor, segundo Elisa, que comenta sobre respostas do corpo à ocitocina.

"Os efeitos da ocitocina no corpo, como na prática sexual, estão inseridos no processo que leva à ejaculação e ao orgasmo".

Quer ler mais notícias curiosas? Acesse nosso canal no Whatsapp 

A especialista em psicologia positiva afirma que a ocitocina aumenta o prazer no contato íntimo. "Acredita-se que a ocitocina aumenta a libido, atuando com a testosterona nos homens e a progesterona nas mulheres, além de facilitar a lubrificação vaginal e o alcance do orgasmo".

Segundo a especialista, há vários motivos para ter relações sexuais com frequência. "Sexo é saúde, bem-estar, prazer e traz muita felicidade. Pessoas mais ativas sexualmente são mais felizes".

MAIS ACESSADAS