Olhar o céu é uma das principais maravilhas da vida e muitas pessoas dedicam um tempo para contemplar a paisagem das estrelas e algumas se arriscam até a comprar equipamentos somente para ver melhor alguns fenômenos astronômico raros, dignos de espetáculos.
Os amantes da boa astronomia poderão aproveitar este fim de semana para observar um fenômeno que ocorre anualmente e pode ser visível a olho nu. Trata-se da chuva de meteoros Perseidas que atinge o pico na madrugada de segunda-feira (12), mas que pode ser observado em todo o Brasil. O nome é dado em referência ao local onde a chuva por ser vista, na constelação de Perseu.
O fenômeno astronômico corresponde a uma chuva de meteoros - ou chuva de estrelas que ocorrem pela nuvem de poeira deixada pelo meteoro Swift-Tuttle.
Como assistir?
Quem desejar apreciar o fenômeno e observar a passagem dos meteoros no céu deve olhar para a direção da constelação de Perseu, que aparece próximo ao horizonte, na direção norte. A Chuva deve ocorrer um pouco antes do amanhecer, entre 4h e 5h.
Quer mais notícias sobre Curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp
O fenômeno terá pico na segunda-feira (12), mas ainda assim será possível observar alguns meteoros dias antes, como neste sábado (10) e domingo (12). A previsão é de que as melhores possibilidades de visualização ocorram na Região Norte no Brasil, mas nas outras regiões também é possível ver alguns meteoros.
Segundo o Observatório Nacional, para tentar observar a chuva, é necessário estar em um local com baixa luminosidade, geralmente em áreas isoladas dos centros urbanos. É importante que se apague qualquer luz do local e estar sob um tempo aberto e sem nuvens.