A novela Vale Tudo, exibida na Rede Globo entre maio de 1988 a janeiro de 1989, é considerada um dos melhores folhetins da dramaturgia brasileira. Afinal, o enredo chama a atenção, já que a trama questiona: vale a pena ser honesto num país corrupto?
Mas, o que muitos não sabem é que a história da novela é baseada num episódio que envolvia Gilberto Braga, autor de Vale Tudo. Segundo ele, durante um jantar em família, o padrinho dele foi chamado de medíocre e babaca porque não aproveitou para usar da profissão de delegado de polícia para ficar rico, diferente de outros delegados.
Conteúdo Relacionado
- Remake de Vale Tudo: Glória Pires será Odete Roitman? Saiba!
- Fernanda Torres deve interpretar Odete Roitman em Vale Tudo
- Regina Duarte nega convite da Globo para refazer 'Vale Tudo'
- Viúvo de Gilberto Braga diz ser contra remake de Vale Tudo
Ainda de acordo com Gilberto Braga, na discussão os críticos disseram que o padrinho dele serviu em Foz do Iguaçu (PR) e em Belém do Pará, que seriam cidades onde todos os delegados que serviram conseguiram ficar ricos.
Gilberto Braga sentiu orgulho do padrinho por ter se mantido honesto, uma exceção em meio aos corruptos, que o motivou a escrever a trama para mostrar que vale a pena ser honesto.
Para quem não assistiu, a Globo prepara o remake de Vale Tudo, em comemoração aos 60 anos da emissora, em que terá a atriz Taís Araújo como protagonista. A nova versão será escrita por Manuela Dias e tem previsão de ser exibida em 2025, em substituição a “Mania de Você”.
Veja a declaração de Gilberto Braga sobre a criação da novela:
Veja uma das cenas da novela:
Edição: Antônio Santos