A Bíblia é o livro sagrado para os cristãos. Lá, estão contidas as histórias da vida e da morte de Jesus Cristo e muitos outros relatos que fazem parte da doutrina Cristã até os dias atuais.

Um grupo de cientistas apresentou uma teoria que pode fornecer uma explicação científica para o episódio bíblico conhecido como a "pesca milagrosa" de Jesus.

A pesquisa investiga a morte natural de peixes no Lago Kinneret, também chamado de Mar da Galileia, que é mencionado na Bíblia. As descobertas foram publicadas na revista Water Resources Research.

CONTEÚDO RELACIONADO:

No Novo Testamento, há relatos de dois momentos em que Jesus teria multiplicado peixes, um no livro de Lucas e outro no de João. Esses eventos são geralmente considerados milagres pelos cristãos. No entanto, os pesquisadores decidiram investigar se fenômenos naturais poderiam explicar o aumento repentino na quantidade de peixes, conforme descrito nos textos.

Para realizar o estudo, a equipe utilizou sensores de temperatura e dispositivos para medir os níveis de oxigênio nas profundezas do lago. Eles também monitoraram a velocidade e a direção dos ventos, além de analisarem registros modernos de eventos de mortandade de peixes. As medições indicaram que ventos fortes poderiam diminuir o nível de oxigênio nas águas profundas, criando um ambiente hostil para os peixes.

O Lago Kinneret apresenta uma estratificação natural, com uma camada fria e pouco oxigenada no fundo e uma camada mais quente e rica em oxigênio na superfície, onde os peixes habitam. O estudo sugere que, ocasionalmente, essas camadas se misturam, resultando em uma drástica redução dos níveis de oxigênio em todo o lago. Nesses momentos, grandes quantidades de peixes mortos podem flutuar para a superfície, criando a impressão de uma abundante quantidade de peixes facilmente acessíveis, conforme relatado nas narrativas bíblicas.

"Atualmente, eventos de mortandade de peixes ocorrem na mesma área do lago onde supostamente aconteceram o Milagre dos Pães e Peixes e a Pesca Milagrosa há dois mil anos", afirmaram os pesquisadores. "Isso pode explicar o surgimento de grandes quantidades de peixes fáceis de coletar nas margens, conforme descrito nos relatos bíblicos", concluíram.

MAIS ACESSADAS