Amadurecendo sobretudo nos meses de agosto e novembro, estamos em plena temporada da jabuticaba. Mas uma pergunta é capaz de fazer muitas pessoas até deixarem de comer a fruta: faz mal comer o caroço?
Para se ter uma ideia, a Jabuticaba é tão tradicional em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Minas Gerais — neste último, inclusive, é possível comer a fruta de diversas formas, em pastéis ou em geleias.
Conteúdos relacionados:
Especialistas como médicos e nutricionistas são enfáticos ao dizer que consumir Jabuticaba é bom, desde que seja com moderação. Para pessoas com problemas intestinais, as orientações são ainda mais enfáticas: não consumi-las sem antes consultar um especialista.
Quer mais curiosidades? acesse o nosso canal no WhatsApp
Rica em vitamina C, a fruta fornece diversos benefícios para a saúde. Tento queratina, taninos e antocianinas em sua composição, ela é uma grande aliada na prevenção do envelhecimento precoce, na manutenção ou perda de peso, chegando até mesmo a reduzir os riscos de câncer e diabetes.
Pode comer o caroço da Jabuticaba?
Pesquisas ainda inconclusivas sugerem que o caroço da jabuticaba pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer, além de produzir aquela sensação de saciedade em função de seus compostos bioativos, como os antioxidantes e as fibras.