Você sabia que alguns comportamentos aparentemente inofensivos durante um voo podem levar ao banimento de uma companhia aérea? Para entender que atitudes são essas e os perigos que podem trazer, continue a leitura.
Recentemente, Skye Taylor, uma ex-comissária britânica da Virgin Atlantic, compartilhou ao Daily Mail as experiências acumuladas em seus 17 anos de carreira como tripulante, revelando atitudes consideradas perigosas e passíveis de punição severa pelas empresas.
Atualmente influenciadora digital, Taylor, de 49 anos e natural de Southampton, destacou que muitos comportamentos, principalmente em busca de visualizações nas redes sociais, ultrapassam os limites do bom senso e colocam em risco a segurança dos voos.
Conteúdos relacionados:
- Destroços de avião desaparecido no Amazonas são encontrados
- Vídeo: veja o momento em que sobreviventes saem do avião
Comportamentos imprudentes
Taylor mencionou um exemplo que a deixou "horrorizada": um vídeo no TikTok em que uma influenciadora caminhava próximo à área de segurança na pista, perto dos motores. "Todos achavam incrível, mas aquilo era ridículo e extremamente perigoso", comentou.
Outro comportamento criticado foi o de passageiros que escrevem mensagens nos espelhos dos banheiros da aeronave, uma prática que, à primeira vista, pode parecer inofensiva, mas que, segundo a ex-comissária, é levada muito a sério pelas autoridades aéreas.
"Já vi casos em que simples frases ou desenhos no espelho serviram como comunicação entre criminosos. Não importa o que a mensagem diz, as autoridades tratam isso como uma potencial ameaça à segurança", explicou.
Em fevereiro deste ano, por exemplo, um voo da United Airlines foi forçado a realizar um pouso de emergência em Chicago após alguém deixar uma ameaça de bomba escrita no espelho do banheiro. Apesar de nenhuma bomba ter sido encontrada, o episódio ilustra como essas situações são tratadas com extrema seriedade.
Quer saber mais notícias de curiosidade? Acesse nosso canal no Whatsapp
Na opinião de Taylor, influenciadores digitais têm contribuído para o aumento desses comportamentos imprudentes em busca de engajamento. "É uma loucura o que algumas pessoas fazem por visualizações. Isso pode levar a uma proibição vitalícia de voar. As companhias aéreas e autoridades monitoram tudo, e qualquer atitude suspeita é imediatamente reportada", afirmou.
Ela também destacou outras tendências de comportamento em aviões que são desaconselhadas, como fazer vídeos ou fotos no banheiro, clicar bandejas de segurança e até desobedecer as regras básicas de voo, como usar dispositivos de entretenimento apenas nos momentos permitidos.
"A geração mais jovem muitas vezes ignora o bom senso. Não é apenas uma questão de respeito, mas também de segurança. Um comportamento imprudente pode colocar a aeronave inteira em perigo", alertou.
Consequências
As companhias aéreas têm autonomia para banir passageiros que representem risco à segurança, independentemente da gravidade da situação. Além disso, em muitos casos, as autoridades aéreas e a polícia podem assumir a investigação e aplicar punições ainda mais severas.
"É importante lembrar que as autoridades veem essas situações de forma diferente. Não se trata apenas do que parece ser um ato bobo, mas das possíveis implicações que ele pode ter", concluiu Taylor.
Portanto, ao viajar, o melhor é seguir as normas de segurança e evitar comportamentos imprudentes. Afinal, um momento de descuido pode custar não apenas a tranquilidade de um voo, mas também o direito de viajar novamente.