Dia 06 de janeiro é comemorado na religião católica o Dia dos Três Reis Magos, que são considerados os santos que apresentaram Jesus para todas as nações. A data também é marcada pelo fim do período natalino e, tradicionalmente, é o dia em que desmontamos as árvores de Natal.
O que explica o costume, que hoje é adotado para além dos religiosos, é que justamente no dia 06 de janeiro a igreja católica encerra o tempo de Natal e começa com o tempo comum. O que faz com que as decorações percam sentido.
A história bíblica
Os reis magos são Belchior, Gaspar e Baltazar. Eles foram guiados por uma estrela até o local onde Jesus nasceu, em Belém. Lá, os reis avistaram o bebê com Maria, e lhe ofereceram três presentes: Ouro, incenso e mirra.
As histórias também contam que os magos foram à procura de Jesus devido a um pedido de Herodes, governador da região que tinha medo de perder o poder para o filho de Deus e queria matá-lo. Porém, eles foram informados por Deus, em um sonho, que não deveriam contar sobre Jesus para o rei.
Na bíblia, a história é contada no livro de Mateus:
“Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra", Mt, 2,11.
- Quer saber mais notícias de Cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Outra curiosidade sobre os magos é que os restos mortais de Belchior, Gaspar e Baltazar, estão localizados na Catedral de Colônia, na Alemanha. Eles são considerados relíquias sagradas e recebem um cuidado especial.
Estudos sugerem que as ossadas presentes no relicário são referentes a três homens, um jovem, um de meia-idade e um idoso.