O Twitter, agora conhecido como X, foi bloqueado no Brasil no dia 30 de agosto de 2024, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A principal razão foi a não manutenção de um representante legal no Brasil e o descumprimento de outras decisões judiciais
Após dias de suspensão, o X foi desbloqueado na última terça-feira (8). Poucas horas depois, usuários festejaram o retorno da rede social com memes.
Muitos expressaram alívio por ter a plataforma de volta, mas também houve preocupação sobre saúde mental e o futuro de redes como Threads e Bluesky, que serviram como alternativas durante o bloqueio.
Conteúdos relacionados:
- STF deve autorizar volta do X, ex-Twitter, nesta semana. Saiba o dia exato
- O antigo Twitter voltou! Aplicativo X volta a funcionar no Brasil
- X vai pagar multa milionária para voltar ao Brasil
Em um tweet, a equipe do X celebrou: “Estamos orgulhosos de estar de volta ao Brasil. Proporcionar acesso à nossa plataforma foi prioridade durante todo este processo. Continuaremos a defender a liberdade de expressão dentro dos limites da lei.”
Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
O desbloqueio ocorreu após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, ordenar à Anatel que reativasse a rede social em até 24 horas. “Autorizo o imediato retorno das atividades do X Brasil Internet em território nacional e determino à Anatel que adote as providências necessárias para efetivação da medida, comunicando-se esta suprema corte, no prazo de 24 horas”, escreveu o ministro.
Vale lembrar que o X está retornando gradativamente aos usuários.