Em meio à rotina apressada de deslocamentos urbanos, equipamentos que prometem facilitar a vida, como carregadores portáteis, também escondem riscos que muitas vezes passam despercebidos até que se manifestem de forma impressionante e perigosa. Na movimentada rede de transporte subterrâneo de Xangai, no leste da China, a calmaria de uma descida pela escada rolante transformou-se em cena de pânico, lembrando que a tecnologia que nos conecta também pode surpreender de maneira indesejada.

Um passageiro que descia normalmente uma escada rolante em uma estação de metrô da linha 15 viu sua bateria externa - conhecida como power bank - pegar fogo dentro do bolso da jaqueta, gerando chamas que chamaram atenção de quem estava por perto e desencadearam uma corrida pela plataforma.

CONTEÚDO RELACIONADO

PÂNICO NA ESTAÇÃO

No vídeo que circula nas redes sociais, as chamas que saíam do bolso do homem são claramente visíveis, assim como o desespero dos transeuntes que recuaram e alertaram a equipe de segurança da estação para o ocorrido.

Quer mais notícias de virais na web? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

Testemunhas relataram à imprensa local que a cena causou gritos e correria enquanto o passageiro tentava retirar o dispositivo em chamas de seu agasalho, até que o fogo foi rapidamente controlado pela equipe no local.

Apesar de o incidente não ter deixado feridos, a estação foi tomada por uma densa nuvem de fumaça que chegou a interromper temporariamente o funcionamento dos serviços.

📷 Detalhe do casaco após power bank pegar fogo. |Reprodução/Redes sociais

POWER BANK NÃO ESTAVA CONECTADO

Autoridades locais informaram que o power bank possuía certificação obrigatória 3C, conforme exigido na China, e não estava conectado a nenhum dispositivo no momento em que começou a soltar faíscas e, em seguida, explodiu.

Após a ocorrência, alertas foram emitidos sobre os riscos associados a baterias externas, incluindo aqueles decorrentes de curtos-circuitos internos, defeitos de fabricação ou danos causados por carregamentos inadequados, lembrando que esses dispositivos podem apresentar risco de incêndio mesmo quando não estão em uso.

VEJA O VÍDEO:

MAIS ACESSADAS