Um dos municípios mais jovens do Brasil e da região sudeste do Pará comemora seu aniversário de emancipação nesta quarta-feira (5). Canaã dos Carajás completa 28 anos de emancipação político administrativa neste dia 5 de outubro. 

É o oitavo Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Pará, com R$ 3.491.231 e atualmente é gerida pela prefeita Josemira Gadelha (MDB).

Para comemorar seu aniversário Canaã conta com apresentação de saltos de paraquedas, às 9h, com ponto de descida na área de shows da Feira de Negócios de Canaã (Fenecan).

Além disso, a partir das 16h, será realizado um voo livre e panorâmico de balão e após, voo cativo, com possibilidade da população participar de um voo, por ordem de chegada.

Também como parte das celebrações do aniversário de emancipação do município, a prefeitura vai realizar o corte do bolo em 13 pontos diferentes do município, incluindo bairros e vilas da zona rural. O bolo será produzido pelos moradores locais e distribuído para a comunidade.

Veja também:

Detran Pará alerta para renovação de CNH vencidas na covid

Unifesspa abre chamada para aprovados em outros concursos

Apostadores de Tucumã, Tucuruí e Xinguara são contemplados

LEITE, MEL E MINÉRIO

A escolha do nome é resultado da grande quantidade de evangélicos que moravam na cidade. O nome “Canaã” tem origem histórica e corresponde ao atual Estado de Israel, no Oriente Médio. Segundo a Bíblia Sagrada, Canaã era neto de Noé, que repovoou a região após o “dilúvio”. Tempos depois, a terra foi prometida por Deus a Abraão e sua descendência. 

Canaã é descrita nos livros de “Daniel” e “Êxodo” como “terra que emana leite e mel” e “Genesis” afirma, sobre os recursos minerais disponíveis na região como: “ouro”, “cobre” e “níquel”.

Será realizado um voo livre e panorâmico de balão e após, voo cativo
📷 Será realizado um voo livre e panorâmico de balão e após, voo cativo |Reprodução

O último nome, “Carajás”, relaciona-se com o principal acidente geográfico e geológico do município (e da região sudeste do Pará), a Serra dos Carajás. A região é conhecida mundialmente pelas minas de ouro, ferro e manganês. Anteriormente à colonização, esse território era povoado pelos povos Karajá e Kaiapó.

É um dos municípios mais jovens do Pará, desmembrado do município de Parauapebas, ganhando autonomia político-administrativa. Com uma população de quase 50 mil habitantes e distante cerca de 765 quilômetros da capital Belém, Canaã é um dos municípios brasileiros que mais se desenvolvem no Brasil, principalmente por conta da exploração mineral; é lá que se encontra o maior projeto mineral do mundo, o S11D.

Canaã dos Carajás comemora 28 anos nesta quarta-feira, 5 Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS