Tremores de terra e terremotos podem acontecer em qualquer lugar a qualquer momento, e os cientistas e especialistas tentam antecipar e estudar esses fenômenos para tentar evitar desastres.

Um tremor de terra foi registrado na noite deste domingo (22) por volta das 23h30 em Canaã dos Carajás, com hora de origem 02:34:49 no horário universal. De acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), a magnitude foi de 3.9 mR graus na Escala Richter. A escala varia de zero a infinito, mas nunca foram registrados tremores acima de 10 graus. Entre um grau e outro, os efeitos são 10 vezes maiores.

Registro apontado pelo Centro de Sismologia da USP confirma o tremor
📷 Registro apontado pelo Centro de Sismologia da USP confirma o tremor |Reprodução

De acordo com o Centro de Sismologia da USP, alguns moradores da cidade relataram ter sentido o pequeno tremor, que nesse tipo de situação, não chega a ser perceptível por todos.

O Centro de Sismologia da USP esclareceu ainda que o horário em que ocorreu o tremor aumenta as chances das pessoas perceberem, por ser um horário mais calmo do dia.

Veja também:

Nova policlínica de Marabá deve ser entregue ainda em agosto

Pará tem concurso público com salário de até R$ 33 mil

Novo golpe que pode roubar seus dados utiliza nome de jogo

Segundo o Centro de Sismologia da USP, tremores assim podem ocorrer em qualquer parte do Brasil e na maioria dos casos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre. É pouco provável que tremores como esse possam causar um dano sério.

AS INTENSIDADES NA ESCALA RICHTER

Em locais habitados, os terremotos podem ter, na maioria das vezes, os seguintes efeitos:

- Inferiores a 3,5 graus: raramente são notados.

- De 3,5 a 5,4 graus: geralmente sentido, mas raramente causa danos.

- Entre 5,5 a 6 graus: provocam pequenos danos em edifícios bem estruturados, no entanto, seus efeitos são arrasadores em edifícios de estrutura precária.

- De 6,1 a 6,9 graus: causa destruição em áreas de até 100 quilômetros de raio.

- De 8 a 8,5 graus: é considerado um abalo fortíssimo, causando destruição da infraestrutura.

- De 9 graus: destruição total."

OUTROS TREMORES

Outros tremores também já foram registrados recentemente em outras cidades do Pará nos últimos anos. O Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), que integra a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), registrou um terremoto na região do município de Breves, que fica a aproximadamente 220 quilômetros da capital Belém. O fenômeno ocorreu no dia 14 de maio de 2021. De acordo com nota técnica do SGB, o tremor teve magnitude de 4,3 graus na Escala Richter. 

Outros tremores foram registrados em diversas partes do mundo
📷 Outros tremores foram registrados em diversas partes do mundo |Reprodução

Três eventos sísmicos foram registrados por 14 estações sismológicas da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), em Almeirim entre os dias 24 de julho e 13 de agosto de 2020. O tremor de terra ocorrido no dia 13 foi mais intenso, cuja magnitude alcançou 4.2mR. A energia liberada por esse abalo pode ser compara a 56 mil kg de explosivos. (Com informações de Portal Canaã, Agência Brasil e LabSis/UFRN)

Alguns moradores de Canaã dos Carajás no sudeste paraense chegaram a sentir o pequeno tremor de terra Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS