Uma jovem atleta marabaense vai representar o Brasil em uma das maiores competições internacional de Jiu-jitsu infanto-juvenil. Trata-se do “Pan Kids Jiu-jitsu IBJJF Championship” que vai acontecer de 26 a 28 de julho de 2024 em Kissimmee, na Flórida. A atleta que vai participar deste evento é a paraense Giovana Guedes, de 15 anos. 

A passagem para os Estados Unidos será arcada pela Secretaria de Esportes do Estado do Pará, Seel, e o próprio governador Helder Barbalho, gravou um vídeo com e a jovem atleta, garantindo a ida para a Flórida.

Veja abaixo:

 

Giovana é aluna da Escola Militar Rio-Tocantins, em Marabá, escola que tem parceria com a prefeitura local e a Polícia Militar do Pará. Ela começou a treinar aos quatro anos, influenciada por uma prima que praticava o esporte. Ela foi em uma aula experimental e acabou gostando. De lá para cá, passaram-se 10 anos e Giovana já está na 11ª faixa, a verde. “O Jiu-Jítsu significa muita coisa. É uma terapia, é família, é saúde, é amor. Ele me ensinou muitas coisas, muita dedicação e disciplina”, ressalta.

Veja também:

Ela, alunos e instrutores da Academia Avante, os professores Reginaldo Borcem e Wellington Costa, da qual Giovana faz parte, estiveram na Rádio Clube FM 100,7 Mhz em Marabá para falar da expectativa do evento na manhã desta quinta-feira (25). 

Ao longo da carreira, ela se tornou Bicampeã Sul-americana IBJJF 2022/2023, Campeã Brasileira da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ) e Campeã Brasileira da Abu Dhabi Jiu Jitsu Pro (AJP), tendo mais de 50 medalhas adquiridas.

📷 Giovana é aluna da Escola Militar Rio-Tocantins, em Marabá, escola que tem parceria com a prefeitura local e a Polícia Militar do Pará |Michel Garcia

Em novembro do ano passado, ela participou do Abu Dhabi World Pro, na capital dos Emirados Árabes. Já em dezembro do Campeonato Europeu da IBJJF, na Irlanda. Fora o circuito internacional, ela ainda teve participação em campeonatos em Imperatriz, Araguaína e Belém.

Reginaldo Coelho é o professor de Jiu-Jítsu de Giovana Guedes, desde o início por meio da Academia Avante. Ele conta que é gratificante poder acompanhar a jornada da atleta e as conquistas. Ele ainda comenta sobre a importância do apoio da Semel para a modalidade.

📷 Giovana Guedes e outros alunos campeões de Jiu-jitsu da academia Avante estiveram na Rádio Clube |Michel Garcia

“É um sonho realizado ter essa atleta tanto do Pará, como da nossa cidade de Marabá, número 1 do mundo no ranking da IBJJF. As parcerias são fundamentais porque não adianta ter o treinador, ter o talento e não ter como você chegar. Então, a Semel, junto com o Colégio Militar são peças fundamentais para ela conseguir chegar e conquistar esses títulos nesses campeonatos”, declara.

MAIS ACESSADAS