35 anos da Constituição Estadual

O deputado Francisco Melo Chicão começa a preparar a festa dos 35 anos da Constituição do Estado do Pará, que serão comemorados em outubro de 2024. Betânia Fidalgo Arroyo, Jarbas Porto e Jeferson Bacelar compõem a Comissão. Além de eventos e exposições regionais, está na pauta a Constituição do Pará em língua indígena.

Inovação Tecnológica

O Programa StartUP Pará está com inscrições abertas para o segundo edital do BootCamp Govtech, que busca empreendedores com soluções inovadoras para o setor governamental. Podem participar empresas paraenses de base tecnológica, startups que tenham projetos de inovação para o setor público. As inscrições podem ser feitas até o dia 8, no site da Sectet. As áreas temáticas são: Mobilidade Urbana, Gestão Pública, EduTech, Clima e Sustentabilidade e Segurança Pública.

Festival do Chocolate

De 14 a 16, acontecerá o primeiro ciclo de palestras e o Festival do Chocolate Unama A programação contará, além de painéis e oficinas com foco no desenvolvimento regional, com Feira de Produtores Locais e Feira de Produtos de Economia Solidária, de produções desenvolvidas pelos alunos de Gastronomia. Tudo no campus Unama-Alcindo Cacela. À frente, professora Luciana Ferreira.

Atendimento ao autista adulto

A Clínica Medcare/Creta, referência no tratamento de crianças com TEA em Belém, irá ampliar sua área de atendimento e destinará um espaço exclusivo para autistas jovens e adultos. Essa população necessita e não encontra local para realizar as terapias necessárias, ou porque teve diagnóstico tardio do transtorno, ou porque, devido à idade, já não tem atendimento nas clínicas existentes. Os pacientes, nesta faixa etária, têm necessidades específicas.

Ranking

O RUF, Ranking Universitário Folha 2023, divulgado pela “Folha de S. Paulo”, coloca a UFPA como a melhor universidade da Amazônia Legal. E no 29º lugar, entre 203 federais do País. Orgulho!

Lixo

A própria equipe de Edmilson já admite que dessa vez não deu. Sabe que não conseguirá fazer, nos 10 meses que antecedem a eleição, além do período chuvoso, o que não foi feito durante três anos.

Euforia

O mercado imobiliário está eufórico com as áreas no entorno do Parque da Cidade. Por enquanto, gabarito liberado.

Porto

Projeto do professor Hito Braga de Moraes, da UFPA, mostra estudo de viabilidade do Porto Offshore do Pará, na Praia da Romana, na Reserva Ambiental Mãe Grande de Curuçá. A comunidade envolvida busca apoio político.

Hotel

O Grupo MB Capital articula os recursos necessários para finalizar o hotel, quatro estrelas, na esquina da Piedade com Henrique Gurjão.

Pobre

Começou a instalação do sofisticado restaurante Pobre Juan, no mix do shopping da Doca. Inaugura em fevereiro vindouro.

Incômodo

Continua desesperador o assédio para venda de passagem aérea dentro de Val-de-Cans. Uma agência chamada Aritana colocou um exército para incomodar as pessoas. A NOA finge que não vê.

Imóvel

O Governo Federal já mapeou cerca de 500 imóveis da União, hoje não utilizados, que serão transformados em moradia popular, equipamentos de saúde pública, educação e atividades culturais. A maioria das unidades está no Pará, Pernambuco, Rio e São Paulo.

Obra

Céleres, as obras do Parque da Cidade e a segunda etapa do Porto Futuro. São tocadas pela construtora Impax, de Filipe Queiroz Calcagno, contratada da Vale. Tudo pronto para a COP30. A Impax construiu o Bosque Grão-Pará e várias Usinas da Paz.

Argumento

Eis a pauta do Argumento desta segunda: Karina e Danielle Flexa Ribeiro (90 anos da Clínica Odontológica Flexa Ribeiro); e o empresário José Severino (Madenorte, Status e Boulevard), que acaba de lançar o livro “O Gestor, a inteligência emocional nas empresas”. Às 22h45, na RBA.

Medicina

O Unifamaz recebe a certificação pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme-CFM), um selo de qualidade do Conselho Federal de Medicina, alcançado por pouquíssimos cursos de Medicina no Brasil.

Maniva

Joanna Martins vai incluir a maniva no mix de produtos regionais da Manioca. O portfólio da foodtech inclui 20 itens.

Cartório

A oficial e tabeliã Moema Locatelli Belluzzo foi reeleita, por aclamação, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Pará - Anoreg/PA, para o triênio 2024-2026. No próximo ano, investirá em formação, em parceria com universidades e escolas de governo.

Direito

O livro “Direito Público e Suas Transversalidades”, organizado por Giussepp Mendes e Jeferson Bacelar, que conta com mais de 50 autores, será lançado no próximo dia 13, no Palacete Faciola. Além disso, no próximo ano será lançado em Brasília, na sede do TCU; e no Porto, da Universidade Lusofona.

Indústria

Alex Carvalho garante que, até o final do ano, a Fiepa lança o Observatório da Indústria do Pará. Aliás, Alex participa da COP, inclusive em painel no Pavilhão Brasil da CNI.

Ensino

Cerca de 12 mil alunos estão matriculados no Ensino Fundamental e Médio das escolas do Sesi, no Pará. Agora, as escolas do Sesi e Senai serão integradas, oferecendo Ensino Médio e Profissionalizante.

Teatro

O Teatro do Sesi, em Belém, está com 100% de sua pauta ocupada. A nova gestão do Sistema Fiepa parte para a interiorização da estrutura, necessária para o desenvolvimento da cultura paraense.

Emprego

A indústria, no Pará, emprega 200 mil pessoas. No ano passado, o Senai-PA certificou 58 mil alunos em seus cursos profissionalizantes. Segundo estudo do Insper, o jovem que faz ensino técnico tem renda 32% maior.

Cinema

O paraense Danilo Moura caminha para um longa-metragem, em torno das devoções marianas no mundo. Acaba de documentar as manifestações na Basílica Santuário de Guadalupe, na Cidade do México.

Fundo

O Fundo da Amazônia é gerido pelo BNDES e auditado pelo Tribunal de Contas da União. Deve ser usado de forma transparente.

Caribe

Muita gente de Belém programando réveillon nos luxuosos resorts da Martinica. A Air France leva e traz por 3.500 reais.

IL Palagio

A Quadra planeja muita festa para inaugurar, em fevereiro, o IL Palagio, no início da Doca. Será o maior apartamento da cidade, com 621 metros quadrados.

Pesca

Grande movimento entre os amantes da pesca esportiva tenta legalizar a preservação do Tucunaré, símbolo mundial da categoria.

Kosher

Incluindo a imensa comunidade judaica de São Paulo, a Fazenda Carioca, em Castanhal, de Altair Burlamaqui, fornece carne Kosher para 13 estados.

Réveillon

O tradicional Réveillon Pomme D’or, na Estação, terá banda, batucada e DJ. Um super buffet e contagem regressiva com espumante. O cliente poderá levar a sua própria bebida.

Eventos

Nesse período, Alberto Serruya tem assinado cerca de 30 eventos por semana. Uma superestrutura.

Militar

Concurso da PM para o Curso de Formação de Oficiais. São 11.292 inscritos, concorrendo a 400 vagas. Exatamente 28,23 candidatos por vaga. Exigência: Bacharel em Direito. Prova no próximo dia 10.

Polícia

Com prova no próximo dia 17, são 123.509 inscritos para as 400 vagas do Curso de Formação de Praças da PM. Concorrem 30,87% candidatos por vaga. Exigência: nível médio.

Exclusivo

Com produtos de marcas de luxo, qualidade, exclusividade, a Glamonde Maison Ótica – à frente Carol Grelich – faz lançamento, neste Natal, de três marcas que passam a compor o seu pool de produtos. Óculos Celine, Dior e Loewe estarão disponíveis na Maison.

Concerto

A Capela Santa Bernadete, que pertence à Basílica, promove, no próximo dia 14, às 20h, o concerto sacro ‘Maria Mãe do Salvador’, com participação do Coral Ecos de Maria e o Padre Francisco Cavalcante; e regência do maestro Vanilton Monteiro. Venda de ingressos aos domingos, na própria capela: Conselheiro, 1571.

Yamada

Na recuperação judicial do Grupo Yamada já foram obtidos, por venda de imóveis, mais de 111 milhões de reais. Mais dois imóveis, no valor de 4 milhões, ainda aguardam liberação judicial.

Petróleo

Com a exploração da Margem Equatorial, o Brasil seria grande na Opep + e teria recursos suficientes para bancar a necessária transição energética nos próximos 30 anos.

Escola

A Escola Madre Celeste encerra sua operação em Icoaraci. Porém, o prédio continuará sendo escola, agora pública.

Itália

Nesta terça, na Embaixada Brasileira na Itália, a chef Angela Sicilia coloca um dedo doce: mousse de chocolate 53% Gaudens, purê de cupuaçu e farofa de cumaru com granulado de cacau da Amazônia.

Delivery

Disparou o faturamento do delivery do Sushi Ruy Barbosa. Vem aí, incremento no cardápio, além de embalagem especial para sobremesa com sorvete.

Portugal

Ainda este mês, abrirá a Lisboeta, com doces e pastéis portugueses. Na Rui Barbosa com Braz. Negócio de Pedro Frias.

Tecnologia

O Hospital Sírio-Libanês estreia este mês, em São Paulo, a primeira ambulância 5G do País. Faz exames e consultas por vídeo.

Dendê

O óleo de dendê já substitui diesel fóssil em geradores da Amazônia e também servirá para combustível de aviação.

Grão

O Supremo deve dar voz aos 16 territórios que serão afetados pela Ferrogrão, ferrovia de 933 quilômetros cortando o Pará e Mato Grosso.

Justiça

O advogado Roberto Tamer Xerfan Júnior, fundador da Xerfan Advocacia S/S, receberá, no próximo dia 12, a outorga da Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Pará, no grau Comendador, pelos relevantes serviços prestados em prol do Judiciário e à sociedade.

EM ALTA

Parque

Um parque de brinquedos, inclusive com roda gigante, foi instalado no Portal da Amazônia. Estreia neste final de semana.

Porto

O Porto de Vila do Conde deve emplacar 22% de crescimento, em relação ao ano passado, graças ao movimento de grãos.

Terminal

Pronto o projeto de um terminal intermodal de passageiros, no final da Avenida Tamandaré.

EM BAIXA

Ensino

A mensalidade escolar deve subir bem acima da inflação, no ano que vem. Reajuste em torno de 15%, segundo a Consultoria Rabbit.

Castanha

Contrabandeando do Brasil, a Bolívia é a maior exportadora mundial de castanha-do-pará. Detém 52% do mercado global.

Floresta

Cerca de 60% da maior floresta tropical do planeta está no Brasil. O corte raso já alcançou 17,4%.

MAIS ACESSADAS