Mais ararajubas no Parque do Utinga

Ainda este mês, uma nova leva de ararajubas será solta no Parque do Utinga. Esse manejo da linda ave, em risco de extinção, é um projeto do Ideflor-Bio e da Fundação Lymington que há 20 anos reproduz em criadouro espécies de psitacídeos, família dos papagaios e araras, para reinseri-los na natureza. A ararajuba é o principal ícone do Utinga.

Prejuízos da invasão de ambulantes

A Prefeitura de Belém insiste em não cumprir decisão judicial transitada em julgado, que obriga a retirada de ambulantes instalados nas proximidades do shopping center localizado no centro da capital. Edmilson se sujeita às sanções pertinentes e ainda gera ônus à sociedade, diante da iminente cobrança de multa, judicialmente fixada, a recair sobre o erário. Pobre Belém!

Bluefit

Mais uma unidade da Bluefit, agora no bairro de Nazaré. Será a maior da cidade com estacionamento para 100 carros. Os empresários Rogério Oliveira e Humberto Mcphee alugaram, via Portal Brasil, o imóvel de 3.700 metros quadrados, na Alcindo Cacela, onde funcionou o Colégio Sophos e, bem antes, a AC Simões.

Justiça

A Construtora Cyrela, acionada judicialmente, indenizou em 4 milhões de reais o condomínio Vitrine Umarizal. O revestimento externo do prédio caiu.

Lixo

Ainda bem que em novembro de 2025, durante a COP30, Belém deverá experimentar uma nova gestão municipal. O sucessor de Edmilson terá apenas 10 meses para limpar a cidade e borrifá-la de patchouli. Tomara!

COP

Todo o movimento da desarticulada equipe de Edmilson, visando a COP30, é puro sonho. Não é mais falta de dinheiro e sim falta de gestão. Dizem que o prefeito não estava acostumado à coalizão. Foi obrigado a engolir um bando de perna-de-pau, indicado por partidos pífios e não teve autoridade para mudar. Agora é tarde.

Parque

Retornar o nome do Parque da Cidade para Parque de Belém o torna mais diferente, quase único. Até porque Parque da Cidade é genérico, existe em todas as cidades do mundo. Seria um legado de imagem da COP, positivo para Belém.

Recuperação

Art Farma Ltda e American Farma Ltda, ambas de Paulo Lazera Jr., entraram com pedido de Recuperação Judicial na Comarca de Belém, por meio do Escritório Fonseca Brasil.

Eventos

A expert Paula Koury, cerimonialista de eventos, abriu escritório físico, na Aristides Lobo, entre Rui Barbosa e Quintino. Além de uma completa estrutura para entrega de convites, presentes e mimos.

Transplante

Já são quatro pacientes realizando exames para o transplante de medula óssea no HSM. Uma parceria com a Unimed Belém. Antes, esses pacientes tinham que ir para Fortaleza.

Argumento

Uma consulta pública completa, nesta segunda, no Argumento, com o Clínico Geral Steven Pinheiro. Às 22h45, na RBA.

Telemedicina

O módulo da Unimed Fone já está disponível na estrutura de vendas da Unimed, é só acrescentar um valor em sua mensalidade, assim como no módulo ambulância.

Ensino

O legado negativo do período pandêmico afetou consideravelmente o negócio do Ensino Médio. Só este mês, cinco escolas encerraram suas operações em Belém e outras enfrentam dificuldades. A última foi a Escola Aslan, na BR-316.

Exótico

Abrirá a segunda loja do Galpão Animal, na Antônio Barreto, entre Três de Maio e Alcindo Cacela. Animais exóticos legalizados: répteis, peixes ornamentais e pássaros. Negócio do ex-deputado Cássio Andrade.

Luxo

A Leal Moreira já prepara seu próximo lançamento de alto padrão. Em terreno estratégico na Diogo Móia, onde funcionou a Clínica Maneschy, depois Cynthia Charone. Vem aí mais uma Torre com apartamentos um por andar, quatro suítes e piscina exclusiva por apartamento.

Condomínio

Foi lançado o Condomínio Maratéa, na Avenida Hélio Gueiros, antiga 40 Horas. Vertical, com três torres. Incorporação de Marcos Lourenço, da Padaria Santa Clara.

Individual

A rede de restaurantes Camarada Camarão se rendeu à cultura do prato individual. De segunda a sexta, oferece os seis pratos e sobremesas mais solicitados em porções individuais. Aliás, o Camarada acaba de lançar um profiteroles de tirar o fôlego.

Camarada

A rede Camarada Camarão, atualmente com 25 restaurantes no País, pretende, até o final de 2024, chegar a 50 lojas. Por sinal, o ponto de Belém, no shopping da Doca, ganhará um empório de produtos com marca própria.

Maquiagem

O Camarada Camarão, no shopping da Doca, recebe, aos domingos, uma princesa inspirada na Disney e maquiadora infantil. No ano que vem, o restaurante passará a ter música ao vivo, aos finais de semana.

Açaí

A rede Camarada Camarão testa sorbet de açaí para servir com camarão. Testa também farofa local, além de tucupi com pimenta e palmito. Estes, com a marca Mariza Alimentos.

Voto

A forma como a questão da acessibilidade vem sendo tratada na gestão do desembargador Leonam Cruz Jr., presidente do TRE do Pará, foi elogiada no Segundo Encontro Nacional de Acessibilidade da Justiça Eleitoral, realizado em Brasília. Leonam tem conversado com prefeitos do interior, pedindo apoio na preparação das escolas para receber as pessoas com deficiência nas Eleições 2023.

Terezinha

O empresário Edmar Freire garante que o Hospital Santa Terezinha inaugura em fevereiro a sua Unidade Fátima, no antigo ponto do Hospital da Unimed. Houve reforço da fundação. Agora, a estrutura ficará com quatro andares e tudo novo. Inicialmente, será hospital geral, até que a Unidade Nazaré seja concluída, até 2025.

Nazaré

A Unidade Nazaré do Hospital Santa Terezinha ganhará um prédio novo na Magalhães Barata, com estacionamento no subsolo. Toda a estrutura antiga será demolida. Em 2025, quando estiver pronto, Nazaré ficará atendendo o público adulto e Fátima o público infantil.

Benevides

O Grupo BR (Aqualand), em parceria com a Vallepar, toca o bairro planejado Nova Benevides, um sucesso de vendas. Inicialmente, são 2.500 lotes urbanizados.

Circo

O Krone Circo deixa o São Luís Shopping, no início do ano, e estreia no estacionamento do Bosque Grão-Pará, em abril.

Signo’s

Alfredo Abitbol já agendou sua primeira festa de 2024. Será a “Signo’s Dance Lounge Revival”, dia 27 de janeiro, no Capital. Noitada para relembrar a badalada boate do passado. Promete reviver também, na mesma noite, momentos da Signo’s Club de 78.

Sushi

O Sushi Ruy Barbosa acaba de comemorar seus 14 anos de sucesso e promete muitas novidades e uma super comemoração, em 2024. Aliás, atendendo a pedidos, o delivery SRB lançou o “Monte o seu poke”, com muitas possibilidades de personalização do prato havaiano. Entrou também no cardápio de delivery a Pescada Amarela de Forno, já sucesso nas lojas.

Malhação

O médico e empresário Eduardo Nassar inaugura, no próximo dia 20 de janeiro, na Avenida José Bonifácio, Guamá, a primeira franquia da Companhia Fit. Modelo low cost da Companhia Belém Academia.

Neve

Com décor especial e temático, Ulli Braga promete fazer nevar, durante os finais de semana, no Aqualand Park, no Sal. Sempre às 16h50.

Livro

Edgar Augusto Proença lança seu terceiro livro de crônicas, em 2024, através da Editora Amo. “Assino Embaixo” trará prefácios de Edyr Augusto Proença e José Otávio Figueiredo. As fotos são de Max Reis, com arte de capa de Silvia e Samantha Proença.

Manioca

A empresária Joanna Martins festeja um 2023 de pleno sucesso na Manioca. Além de receber um poderoso aporte da japonesa Ajinomoto, seu nome aparece na concorrida lista do Bloomberg como uma das 100 Pessoas Inovadoras da América Latina.

Confecções

Com a saída da C&A, em função da nova invasão de camelôs, a outrora sofisticada Avenida Presidente Vargas ficou ainda mais capenga. Agora, a goiana Big Lojas assumirá o ponto prometendo um Up!

Voo

A Surinam Airways voltou a pousar em Belém. Com um Boeing 737-800 voa às quintas e domingos para Paramaribo. De lá, tem conexão fácil para conhecer Essequibo, antes que o Maduro estrague.

Língua

A Academia Brasileira de Letras acaba de oficializar o temo “logar”, verbo bem comum no vocabulário mundial, significa obter acesso a um site. Então, as palavras “login” e todas as conjugações do verbo “logar” foram incorporadas ao idioma português do Brasil.

Hotel

Tudo indica que, até o final do ano, Tony Santiago fechará com a Andrade Hotéis a gestão do Itaoca, no início da Presidente Vargas.

Mangueirão

O Flamengo já reservou duas datas para 2024, no Mangueirão. Também voltará ao estádio o Circuito Brasileiro de Atletismo.

Basquete

O Mangueirinho, agora sob administração da Seel, abrigará, nos dias 8,10 e 11 de fevereiro, o Pré-Olímpico de Basquete Feminino. Será a reabertura do bonito ginásio.

Arte

A Fundação Cultural do Pará lançou, em 2023, mais editais do que a Funarte. No início do Governo Helder, a Lei Semear investia três milhões de reais. Este ano, foram 20 milhões.

Ceia

A chef Dani Martins, do ‘É Pra Levar’, lançou um completo cardápio natalino incluindo as ceias.

Estrelas

Abertas as reservas para Ceia de Natal e Ceia de Réveillon no restaurante do Grand Mercure. Ambas, cinco estrelas.

Sound

A empresa, genuinamente paraense, DB Sound completa 20 anos e fará evento durante o período de 21 a 23 de dezembro, recebendo renomes nacionais do mundo automotivo. No dia 23 irá sortear uma BMW M3 pela Loteria Federal.

Beauty

A rede American News Beauty completou um ano de operação, em Belém, com duas lojas: uma no shopping da Doca e outra no Bosque Grão-Pará. Em 2024, inaugura no Pátio Belém.

Óculos

O stylist paraense André Moraes assina nova coleção de óculos, a Mazzu Eyewear, já renomada por produtos duradouros e sustentáveis. Fará dois eventos no Estado: Belém e Castanhal

Leitura

O LeR (leia-se Aldo Alves), startup 100% paraense de compartilhamento de livros e plataforma de gestão para instituições de ensino, com mais de 170 mil títulos em sua base, ultrapassa as barreiras do Estado e já tem projetos para beneficiar milhares de estudantes. É o Pará produzindo inovação. Escolas e universidades podem saber mais em ler.app.br.

Eleição

Eleição para a reitoria da UFPA pegando fogo. Já se lançaram candidatos: Armando Lírio, Hito Braga de Moraes e Gilmar Pereira da Silva. A única candidatura a vice já definida é de Eliana Franco Teixeira, na chapa de Armando Lírio. O pleito deverá ser em abril de 2024.

EM ALTA

Artes

O Curro Velho realizou, neste ano, 150 cursos profissionalizantes de artes, com foco na socialização.

Real

No ano que vem, o Plano Real completará 30 anos de sucesso. Amém!

Tacacá

O badalado tacacá está presente no Salão Nacional do Turismo, que encerra hoje, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

EM BAIXA

Absurdo

Motoristas de táxi e de Uber querem cobrar uma ponta a mais para ligar o ar condicionado. Crime contra o consumidor. Denuncie!

Voo

Não deve durar muito o voo para o Sal. Culpa da própria Azul que não mantém regularidade de frequências e horários.

Sal

O voo para o Sal deveria ser sazonal. Nesse período de chuvas, decola batendo latas.

MAIS ACESSADAS