Um novo Guia para o aniversário de Belém

O volume de número 15 da tradicional obra bilíngue Guia Grande Belém do Grão-Pará será lançado no dia 10 de janeiro, no Grand Mercure, como uma homenagem ao aniversário da cidade. Com mais de 300 páginas que reúnem o que há de mais especial na capital paraense, sob a chancela das editoras Verde e Guia, o livro é, seguramente, a mais completa e versátil publicação sobre a diversidade das riquezas e, este ano, vem facilitando ainda mais o tour, pois os passeios estão divididos por segmentos. Estará em todos os hotéis, bares, restaurantes, instituições públicas e privadas e é o mais cobiçado souvenir.

Os 45 anos de sucesso da Quadra

Agora em 2024, a Quadra Engenharia completará 45 anos de sucesso, com uma grande programação. Vários eventos técnicos, como palestras e workshops, com profissionais de renome nacional e internacional ocorrerão durante o ano. Em julho, será lançado um livro contando a história da empresa, escrito pelo jornalista Klester Cavalcante. E no dia 14 de dezembro, na Estação, uma megafesta comemorativa, com show e tudo que os Couceiro merecem.

Luxo no condomínio Porto Ygará

Parceria entre os empresários Rafael Sefer e Ângela Pereira (ex-Chão & Teto que permutou a área), lança o condomínio fechado Porto Ygará, em frente à Praça do Arsenal, ponto do lindo Palacete Camellier. É uma área ribeirinha privilegiada, de 22 mil metros quadrados. Serão 37 casas, em lotes de 300 metros quadrados, com fachadas diferentes para cada unidade. Terá um moderno píer para embarque e desembarque, via Rio Guamá. Na segurança, um sistema israelense de alta tecnologia, pós-Hamas, claro.

Ygará restaura o Camellier

O Palacete Camellier, devidamente liberado pelas autoridades competentes, será restaurado em projeto da arquiteta Thaís Toscano para receber academia, salões de festa e áreas comuns do Porto Ygará. No lazer, o condomínio terá piscinas, churrasqueiras, campo de futebol, beach tennis e quadra de Padel. Projeto do arquiteto Paulo Heidtman e construção da Almáa Engenharia, de Rodrigo Nasser. Embora existam muitas reservas, porém sem PIX, as vendas de fato ocorrerão agora em janeiro, juntamente com o início das obras.

Revitalização do Centro

A pedido de Helder, Úrsula Vidal esteve em São Luís para conhecer detalhadamente o Programa Nosso Centro, sucesso na capital maranhense, que é Patrimônio Cultural Mundial da Unesco, com quatro mil imóveis tombados. O programa, lançado por Dino, reúne três instrumentos: Adote um Casarão, Habitar no Centro e Cheque Minha Casa. A intenção do governador paraense é um benchmarking em Belém. Tomara!

Presente da Indústria para Belém

Alex Carvalho, em nome do Sistema Fiepa, que inclui os primos ricos Sesi e Senai, adquiriu o lindo Palacete Lucival Lobato, na Braz, exatamente em frente ao futuro Quadra Braz. A ideia para o local é algo semelhante ao Casarão da Indústria, que o Sesi do Maranhã acaba de inaugurar, em imóvel revitalizado no centro de São Luís. Produção de saberes em áreas como Educação, Arte, Gastronomia e Cultura.

Velocity

A Velocity, maior franquia de bike indoor do Brasil, inaugura em maio, no térreo do sofisticado Connext, na esquina da Dom Romualdo de Seixas com Domingos Marreiros. Já são 80 unidades pelo País. Aulas de 45 minutos de aeróbico intenso, que mistura bike com movimentos ritmados, de acordo com música e iluminação. Negócio dos casais Renato e Amanda Palácios e Claudio e Luana Noronha.

Mais Barato

O Grupo Mais Barato construirá uma loja de 2.500 metros quadrados em Batista Campos, na Conselheiro, quase na Roberto Camellier. Terá restaurante, parque infantil e mall de lojas. Bem próximo ao Assaí, concorrência boa.

Combustível

O empresário José Oliveira, titular do Grupo Formosa, chega a sete pontos de sua rede de postos de combustíveis. E todos com loja própria de conveniência.

Formosa

Incluindo a loja do Guamá, o Grupo Formosa ultrapassa os 100 mil metros quadrados de área de vendas, em cinco lojas, gerando 5,2 mil empregos diretos. Melhor lucratividade por metro quadrado do País. E tudo começou com uma simples mercearia, onde o empresário José Oliveira era o único funcionário, em 1963.

Líder

O Grupo Líder fecha o ano com 16.581 colaboradores. É o maior empregador do varejo paraense e, também, o maior contribuinte no setor. São 30 lojões. Uma saga miriense liderada por Jerônimo Rodrigues e cinco combativos filhos.

Gourmet

Começa a obra de uma loja gourmet do Grupo Mateus, na Doca, ao lado da Unimed-Belém. Ponto do antigo Núcleo de Práticas Jurídicas da Unifamaz.

Basquete

O Pré-Olímpico de Basquete Feminino reunirá, em Belém, as seleções de Brasil, Alemanha, Austrália e Sérvia. Os jogos ocorrerão entre 17h e 20h, no Mangueirinho, nos dias 8, 9 e 11 de fevereiro. Algumas seleções treinarão na estrutura da AP. Apenas uma seleção será desclassificada.

Argumento

A pedidos, nesta segunda, no Argumento: o economista Rosivaldo Batista e os muitos negócios no Ver-o-Peso; e a movimentada agenda da Fundação Cultural do Pará, com Thiago Miranda. Às 22h45, na RBA.

Mangueirinho

Para sediar o Pré-Olímpico de Basquete Feminino, em fevereiro, o Mangueirinho passa por uma super-reforma. O piso, apodrecido por umidade, teve que ser totalmente substituído. Os hospitais Adventista e Mater Dei/Porto Dias ficarão de plantão credenciado para o evento.

Esmac

O grupo Esmac deixou completamente o Ensino Médio. Foco para salvar a operação de Ensino Superior, agora gerida pela Hoper Educação.

Olímpico

O ortopedista e remista Jean Klay Machado será o coordenador médico do torneio Pré-Olímpico de Basquete Feminino que ocorrerá em fevereiro, no Mangueirinho.

Da Paz

Em 2023, o Theatro da Paz promoveu 23.359 visitas guiadas. No geral, foram 98.561 espectadores. Os artistas que passaram pelo palco foram 7.534. Novembro foi o mês de maior movimento, com 17.026 pessoas.

Salmão

Este ano, o concorrido Sushi Ruy Barbosa comprou 34 toneladas de salmão. Foram mais de 120 mil atendimentos, com 115 colaboradores. A casa, com dois pontos, completará 15 anos, agora em 2024.

Trânsito

O Detran vai instalar uma nova e moderna unidade no shopping da Augusto Montenegro. Aliás, o espaço do campus universitário, nesse shopping, passará de 2.600 metros quadrados para 5.400 metros quadrados, capaz de abrigar três mil alunos, principalmente de cursos da área da Saúde.

Direito

O LeR, de Aldo Alves, aplicativo genuinamente paraense, saiu na Análise Editorial, publicação nacional mais relevante do segmento do Direito, pelo trabalho que vem desenvolvendo junto a acadêmicos, profissionais e entusiastas da advocacia. Bem como parcerias com escritórios que compartilham seus acervos.

Ortopedia

A conceituada Ortopedia paraense entrará na tecnologia robótica. Dois hospitais estão disputando a primazia.

Adventista

Começará a obra de modernização física do Hospital Adventista de Belém. A fachada pela Almirante ganhará quatro andares e cortina de vidro. O número de consultórios médicos será triplicado.

Voo

Carente e pequeno o estacionamento do aeroporto de Val-de-Cans. Nesses períodos de muita demanda, dá pena, bem apertadinho. Para completar, a tal NOA aluga metade do espaço para locadoras de veículos. Assim, é fácil, ora.

Maguari

No seu aniversário, em janeiro, Ananindeua ganhará o Parque Maguari. A obra, cheia de detalhes, leva a assinatura da Almáa Engenharia.

My Place

Até março, o antigo Hotel Regente, na Governador, será reaberto no modelo flat, com o nome My Place. Serão 50 unidades disponíveis. Lavanderia Amazon Clean, Tudo Conveniência e academia de ginástica no térreo.

Porto

Retroporto em Vila do Conde foi tirado do leilão de arrendamento de terminais, realizado pelo Governo Federal na B3. Falta o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário junto ao Ministério da área e Antaq.

Boi

A JBS assinou acordo com o Governo do Pará para investir 43,3 milhões de reais, nos próximos três anos, para melhorar o rastreamento de gado no Estado.

Saudável

A Fit One, em Belém, produz sorvetes e picolés saudáveis. Feitos sem adição de açúcar, em sabores como açaí, limão com chá verde, mix de castanhas e taperebá. Há picolé vegano de chocolate com coco e capuccino e, ainda, uma linha feita com whey protein. São sete colaboradores e 17 itens. A empresa só trabalha no atacado.

Bioeconomia

A Amakos, startup de cosméticos de alta performance, feitos com ingredientes amazônicos, lançou o nano-açaí com vitamina C, à base de nanotecnologia, que aumenta a absorção e prolonga o efeito na pele.

Jari

Infelizmente, a Jari Celulose está tecnicamente falida, não cumpre nenhuma função social. Não paga salário há 10 meses. Não produz nada há 18 meses. Pior, sem perspectiva de futuro. Sofre a economia de Almeirim e região.

Unifamaz

O Núcleo de Práticas Jurídicas e as parcerias com o TJ e Defensoria Pública da Unifamaz, a partir de março, ocuparão o imóvel adquirido do Basa, na Municipalidade.

Aeroporto

Nada com relação às condições da estação de passageiros, e sim, com localização e segurança de pouso e decolagem. É assim, que a empresa AirHelp destaca a boa performance de quatro aeroportos brasileiros: Recife (2º lugar), Brasília (4º), Belém (7º) e BH (8º).

Cultura

Enquanto aguarda a aprovação do projeto definitivo, o shopping da Doca fará, em 2024, um centro de eventos culturais na antiga área da Phebo.

Lançamento

Em outubro, a Quadra lançará duas torres na área da Prosegur. Uma de frente para a Senador, com quatro apartamentos por andar, de 150 metros quadrados e três suítes; e outra de frente para a Municipalidade, com dois apartamentos por andar, de 335 metros quadrados e quatro suítes.

Leal

A Construtora Leal Moreira encerra o ano comemorando seus resultados. Todas as suas sete obras estão andando em ritmo acelerado e com cronograma no prazo, já com duas entregas para 2024: Torre Lumiar e Torre Evidence.

Moreira

No Comercial, a Leal Moreira, além do recorde de agosto como mês de maiores vendas na história da Construtora, festeja o Torre Maranello, que já registra 65% das unidades vendidas; e seus dois pré-lançamentos, Torre La Vie e Skye Tower, que atingiram 50% de unidades comercializadas. Em 2024, projeta um crescimento de 15% em todas as suas atividades e planeja três novos lançamentos no Umarizal.

Umarizal

Será em março próximo, o lançamento da Leal Moreira na Diogo Móia, onde funcionou a Clínica Maneschy e depois Cynthia Charone. Um por andar de 290 metros quadrados, com piscina privativa em cada apartamento.

Iconiq

Em fevereiro, ocorrerá o lançamento do Iconiq by Quadra, na Doca, onde funcionou a Cia. Paulista de Pizza e vizinhança, e a abertura da Quadra Store Doca.

Vista

De frente para a baía, a Quadra lançará, logo no início de 2025, duas torres na Pedro Álvares Cabral, em área de 4.400 metros quadrados, onde funcionou a Guarda Municipal.

É Natal

Hoje, merecidamente, diga-se de passagem, este espaço entra em recesso, prometendo retornar, revigorado, no domingo, 7 de janeiro. Plantão no X. Feliz Natal a todos os leitores!

EM ALTA

Medicina

Em 2024, a Ufopa, em Santarém, deverá ganhar o seu curso de Medicina. E a Estácio reivindica o curso para Paragominas e Parauapebas.

Infantil

Tem sido um tremendo sucesso o Parque Infantil no mix do Mais Barato, na Governador. Vive cheio.

Casablanca

O empresário Alberto Serruya decidiu reeditar o sofisticado restaurante Casablanca. O novo ponto está em negociação.

EM BAIXA

Porto

Houve queda de 20% no número de navios, entre o primeiro e o segundo semestre, no Porto de Vila do Conde.

Mais um

O tradicional Colégio do Carmo, em Ananindeua, com ensino fundamental e médio, encerrou sua operação.

Infantil

IBGE diz que o Brasil tem 1,9 milhão em trabalho infantil. Índice cresceu 7% nos últimos dois anos. Pretos e pardos são 66,35 do total.

MAIS ACESSADAS