Gaudens Bombons Finos

Será no próximo dia 3, no Famiglia Sicilia, o 2º Festival Gaudens Bombons Finos do Pará. Várias talentosas bombonzeiras estarão presentes, apresentando uma variedade de bombons tradicionais e exclusivos. Música ao vivo e Curso de Degustação de Chocolate. O Famiglia Sicilia servirá um almoço especial, das 12h às 15h. Para os amantes de chocolate e café, a cafetaria estará em pleno funcionamento durante todo o evento.

Fortalecimento da Extensão

O MEC publicou edital do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação. Visa contribuir para o fortalecimento das atividades de extensão, no âmbito da pós-graduação, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão. A UFPA atua com 100 cursos de Mestrado e 55 de Doutorado, em 106 programas de pós-graduação, ocupando a quarta posição nacional. Ficou em quarto lugar como destino de recursos do edital.

Restauro

Corrida geral para concluir o restauro do Complexo dos Mercedários e a Capela Pombo, ainda para a COP30. O BNDES já começou a depositar a sua parte, porém, a verba do PAC ainda não chegou.

Tamandaré

Agora sai. Passou para o Estado (SEOP) a obra do parque linear do canal da Tamandaré. Obra de 159 milhões de reais com abertura da licitação nesta segunda.

Doca

Helder pediu um novo projeto para o parque linear da Doca, mais adequado ao tempo necessário para a conclusão e os valores disponíveis.

Zara

A poderosa Zara, que só malhava no Bosque, tem sido vista circulando em volta do canal da Doca.

Cidade Velha

Dois sofisticados condomínios horizontais que serão lançados agora devem mudar completamente o conceito de morar na Cidade Velha. Infraestrutura completa e longe dos congestionamentos, o grande gargalo dos condomínios afastados.

Ygará

O condomínio Porto Yagará, negócio de Rafael Sefer, será lançado agora em fevereiro, com 37 casas em área de 22 mil metros quadrados, em frente à Praça do Arsenal, inclusive com o restauro do Palacete Camellier e píer para embarcações. Construção da Almáa Engenharia.

Bayside

O condomínio Bayside Residence, em área de 71 mil metros quadrados, onde funcionou a Cata. Serão 67 lotes urbanizados, em projeto do arquiteto Rui Carneiro. Exclusivo e cheio de diferenciais. Construção da Almáa Engenharia. Negócio da Cata Incorporadora.

Farofa

A foodtech paraense Manioca, que processa ingredientes típicos da Amazônia, lançará, em abril, três sabores de farofas, chegando a 18 produtos em seu portfólio. Logística e vendas da empresa já recebem o calor da japonesa Ajinomoto. Além do e-commerce, atua em 150 pontos de vendas por 21 estados brasileiros.

Argumento

Jader Filho, ministro das Cidades e presidente do MDB no Pará, estará, nesta segunda, no Argumento. Às 22h30, na RBA.

Manioca

Antes de conquistar o aporte da gigante Ajinomoto, a Manioca, leia-se Jonna Martins e Paulo Reis, já havia recebido investimentos da aceleradora de impacto Amaz e do Fundo de Biodiversidade da Amazônia (ABF).

Ingredientes

São 42 famílias fornecedoras de ingredientes como mandioca, cumaru, chicória, puxiri, entre outros. Elas estão espalhadas por 13 cidades do Pará. A Manioca compra 90 toneladas, por ano, de matérias-primas.

Atalaia

A primeira etapa do calçadão do Atalaia, belvedere e três quilômetros de passarela, já foi licitada para o consórcio que inclui Carbona Cabrera e Paulo Brígido. Aguarda apenas licenças ambientais.

Barracas

Ainda terá uma licitação de 186 milhões de reais para ordenação de 60 barracas no Atalaia. Projeto de João Carlos Castro, incluindo estações de tratamento de esgoto.

Líder

A chef Ângela Sicilia é a consultora do buffet nos restaurantes de todas as lojas do Líder. Gabarito.

Quintino

Começou a rearrumação do imenso Líder-Quintino. No segundo piso, Magazan e Magazan Casa. No primeiro piso, supermercado e home center.

China

O Castilla Idiomas acaba de formar a primeira turma de Mandarim, na cidade. Garotada esperta.

Obra

Em plena obra, a loja da maranhense Terrozoo, especializada em material de construção, inaugura em março, logo no início da BR-316.

Mc

A loja do McDonalds, na Antônio Barreto, reinaugura em fevereiro, ampliada e com novo conceito visual.

Medicina

Atualmente, no Pará, seis cidades contam com cursos de Medicina entre públicos e privados, além da capital: Santarém (UEPA), Altamira (UFPA) e Marabá (UEPA); e privadas em Marabá, Castanhal, Abaetetuba e Redenção. Operados pela Estácio e Afya.

Preços

Não existe curso de Medicina, no Brasil, com mensalidade menor que oito mil reais. É muito caro manter metodologias ativas, infraestrutura tecnológica e, para completar, com apenas 100 vagas.

Mais médicos

A UniEsamaz pediu ao MEC curso de Medicina em Belém, Itaituba e Redenção. Por enquanto, aguarda decisão do STF. Nenhum curso, solicitado via ação judicial, conseguiu começar.

Logística

O Mercado Livre alugou na Log Belém, em Benevides, 7,5 mil metros quadrados de galpão para incrementar a sua logística na região.

Companhia

A CompanhiaFit Academia inaugura operação própria no dia 15 de março, na José Bonifácio, coração do Guamá, com conceito de arquitetura de academia Fit boutique, os melhores equipamentos do mercado Fitness e com o DNA de serviço da Companhia Belém.

Franquia

Após a inauguração no Guamá, a marca CompanhiaFit vira franquia e promete cobrar a metade das taxas de franquia e de royalties das academias de fora do Estado. E ainda, com a maior assessoria de um completo time local, com especialistas em montagem de academias.

Assombração

A escritora e atriz paraense Conceição Campos, radicada no Rio, quer trazer para a Feira Pan-Amazônica o livro e o espetáculo “À Luz do Candeeiro - Contos de assombrações amazônicas e de medos fabulosos”, reunindo: O filho da Mãe-d’Água, Matinta-Perera, Mingau de Crueira e Maior que a Cobra-Grande. A coleção foi premiada pela Bolsa Funarte de Criação Literária e contemplada, em 1º lugar, no Edital Literatura Resiste RJ, em 2023.

Curuçá

Além da Feira do Livro, Conceição Campos pretende levar o projeto a Curuçá, cidade onde toda a pesquisa sobre as lendas foi feita e onde moravam os avós da autora. Conceição e o músico Paulo Amorim, autor da trilha sonora do espetáculo, estiveram em Belém e Curuçá este mês para tratar do lançamento.

SBPC

Agora em fevereiro, a diretoria da SBPC estará novamente em Belém, para acertar os últimos detalhes do grande encontro, de 7 a 13 de julho, no campus da UFPA, no Guamá. São esperados 15 mil participantes.

Tendas

Durante o encontro da SBPC, cinco grandes tendas serão instaladas no campus da UFPA, no Guamá. Todas temáticas: Expotech, Jovem, Cultural, Afro e Indígena e Cultura Alimentar; esta última, uma verdadeira praça de alimentação com experiências da culinária de todo o Brasil.

AP

Levar netas e bisnetas para o Chá das Cinco da AP ficou perigoso. Criança correndo no salão derrubou uma senhora de 90 anos. Um Deus-nos-acuda.

Naval

O Estaleiro Rio Maguari assinou contrato para a construção de seis balsas padrão Mississippi, com opção de seis adicionais, para a Mega Logística, do empresário Eduardo Carvalho, para entregas ainda no primeiro semestre, o que aumentará a capacidade de transporte de grãos da empresa paraense.

Expansão

A Horizonte Capital, único escritório no Norte especializado em Family Office, onde administra grandes fortunas, está com sede em São Luís, devido à grande procura de clientes naquela região.

Blue

Inaugura no próximo dia 20 de fevereiro, a unidade da Bluefit, no Formosa da Augusto Montenegro, com 120 máquinas. Será a maior academia da rede em Belém.

Terrasse

Inaugura no final de fevereiro, na Tiradentes com Benjamin, a Terrasse, loja com curadoria de produtos artesanais de qualidade e design diferenciados voltados para a varanda. Promete uma grande diversidade de modelos de redes, mantas e almofadas, fazendo a união do conforto e estilo. Negócio de Raysa Cantanhede e Hellen Pontes.

Estrada

Helder conseguiu entregar a mais longa estrada asfaltada, inaugurada de uma só vez, na história do Pará. A PA-256, com 156 quilômetros entre os municípios de Ipixuna e Tailândia, com uma ponte em concreto de 328 metros, esta, com assinatura da Paulitec e Copem.

Quadra

A loja da Quadra, na Doca, vai inaugurar no dia 16, incluindo um Pissolati Café para os clientes.

Garden

O Quadra Garden por Tidelli, na Bernal do Couto, inicia a sua obra em março, já com 75% das unidades comercializadas.

Grão

Os portos do Arco Norte – no Pará, Vila do Conde e Santarém – lideraram, no ano passado, o embarque de grãos, segundo a Conab. Dos 101,8 milhões de toneladas de soja que o Brasil exportou, 33,8% saíram dos portos do Arco Norte. No caso do milho, foi 41,6%.

EM ALTA

Livro

Marcia Duailibe Forte lança nesta terça, às 17h, na Unama, o livro “Belém – uma cidade amazônica”.

Arte

Mais uma edição da ExpoDonna, da artista plástica Cíntia Ramos, ocorrerá em março, no shopping da Doca.

Sal

A Barraca Virianduba fará, no sábado gordo, o 2º Luau com o Chef. Reservas disponíveis.

EM BAIXA

Surto

Rotavírus em abundância na cidade. Hospitais cheios. Novo, velho, forte e fraco, todos no trono. Duplicou a venda de água de coco.

Sal

Tradicionais pousadas na estrada do Atalaia estão à venda. Não resistiram à agressiva ação de vendas dos resorts.

Lixo

A média brasileira de detritos nos lixões é de 39%; no Norte é de 63,4%, segundo a Associação Brasileira de Limpeza Pública.

MAIS ACESSADAS