Monastério Beneditino em Mosqueiro

A Arquidiocese de Belém prepara um imóvel especial para servir de monastério a uma comunidade Beneditina recém-chegada. Enquanto aguarda a conclusão do imóvel, está abrigada em parte do Convento das Dorotéias, no Colégio Santo Antônio, onde celebra a Santa Missa aos domingos, em latim. Bons na gastronomia, os monges Beneditinos destacaram-se com a apresentação do Bricelet, confeccionado agora em Belém, com o Chocolate Gaudens. A Ordem Beneditina, estabelecida no século VI sob o lema “Ora et Labora”, deixou marcas profundas na culinária e na agricultura, com Dom Perignon, monge do século XVII, notabilizando-se pela invenção do champanhe.

Amazon Candy e o empreendedorismo

A Loja do Chocolate Gaudens, no mix do Famiglia Sicilia, agora também vende os bombons feitos por mulheres do projeto Amazon Candy e o Bricelet Beneditino, assinado pelos monges. O “Amazon Candy” busca abraçar, capacitar e impulsionar mulheres talentosas que devido a diversas circunstâncias, encontram-se em situação de vulnerabilidade financeira. O projeto não apenas foca na habilidade manual dessas mulheres para a confecção de bombons, mas também visa torná-las empreendedoras bem-sucedidas no mercado de confeitaria fina.

Voto

Como presidente do MDB no Pará, Jader Filho tem repetido: o PT é o parceiro preferencial do MDB no Estado. E o interlocutor local é o senador Beto Faro.

NY

O Pará e a COP30 estarão na programação do evento Brazilian Day, em 1º de setembro, em NY.

França

Emmanuel Macron, presidente francês, estará na Amazônia brasileira, no próximo dia 26 de março.

Arábia

O Lide Brazil Conference reunirá autoridades brasileiras e da Arábia Saudita, em Riyadh, de 3 a 5 de março. Michel Temer estará lá e Helder foi convidado por Doria.

Bispo

Três bispos, com forte trabalho em Belém, entregarão suas cartas-renúncia ao Vaticano no ano que vem, quando completam 75 anos de idade: Dom Alberto Taveira, Dom Carlos Verzeletti e Dom Orani Tempesta.

Imposto

A Sefa trabalha com uma inadimplência tributária no Pará de 10% no IPVA e apenas 3% no ICMS. Isso mesmo, só 3%.

Invasão

A decisão de dar continuidade à urbanização da orla de Icoaraci, pela Siqueira Mendes (1ª Rua), mexeu com os invasores ricos do lugar. Só pessoas jurídicas acostumadas a uma boquinha. Vão rodar, claro.

Medicina

Saiu novo edital do ‘Mais Médicos’. As faculdades privadas que têm o curso de Medicina terão direito a mais duas mil vagas. E as universidades federais poderão abrir outras duas mil também.

Centur

O BNDES aprovou o projeto da Fundação Cultural do Pará para reforma completa do Centur. São 25 mil metros quadrados de área construída. Valor do empréstimo: 80 milhões de reais. Corrida para começar a obra ainda neste semestre, visando à COP30.

Porto

Pelo projeto elaborado pela UFPA, a dragagem do Porto de Belém comportará três dragas, com 16 meses de serviço. É prevista uma licitação internacional. Faltam 20 meses para a COP30.

Justiça

O Tribunal de Justiça do Pará alugou o Bloco B do antigo Hotel Regente, na Governador. São três mil metros quadrados em quatro pavimentos. Entrada de serviço e estacionamento pela Rui Barbosa. No local, serão instaladas Varas de Juizados Especiais e 2º Grau.

Gás

Chegará amanhã, a Barcarena, o imenso navio de gás GLP, que servirá de cisterna para a Celba, no Porto de Vila do Conde.

Haidar

Como um monumento à incompetência da CDP, o navio boiadeiro Haidar vai completar nove anos no fundo, prejudicando o movimenta do altamente rentável Porto de Vila do Conde.

Boi

Voltou a crescer a exportação de boi vivo pelo Porto de Vila do Conde, mesmo sem as compras da Venezuela.

Bragança

O Sobrado Vitória Charme, em Bragança, vai ganhar um descolado restaurante ao lado do hotel, também com a grife dos Martins. A mesma cozinha que faz sucesso na Fazenda Vitória.

Da Paz

Úrsula Vidal e Edyr Augusto trabalham junto ao Banpará para dotar a bilheteria do Theatro da Paz com os instrumentos necessários para receber pagamento de ingresso por PIX.

Sapucaí

Helder e Dani prestigiam hoje, a caráter, o desfile da Escola de Samba Grande Rio. No ano que vem, a escola levará a COP30 em seu enredo.

Modulados

Uma nova era dentro da trajetória de 80 anos da marca Todeschini. Com a inauguração do seu novo show-room na Generalíssimo, no dia 28, traz para Belém toda a inovação, elegância e soluções, que esta empresa oferece.

Buffet

O restaurante Beto Salomão, com sua segunda unidade, agora modernamente instalado na sede da Assembleia Legislativa, funciona de segunda a sexta, com acesso a funcionários da casa e público externo. Os eventos especiais, como coquetéis promovidos pelo Poder, serão realizados naquele espaço.

Curuçá

Criado em 1989, o bloco Pretinhos do Mangue, de Curuçá, tem origem na campanha pelo defeso do caranguejo, que culmina justamente no dia do Carnaval. Por conta do apelo ecológico que marca a história do bloco, seus organizadores escolheram como tema do desfile deste ano a COP30 e as melhorias climáticas.

Folclore

Curuçá dá destaque à cultura local durante estes dias de folia, com muito carimbó no abre alas do Carnaval. Menos bandas de fora e mais cultura regional é o lema do município, conhecido como a Terra do Folclore.

Família

A nova Diretoria do IBDFAM/PA tomará posse no dia 21, no auditório da Unama, sendo reconduzidos à presidência Leonardo Pinheiro da Silva e, na vice, Nena Sales Pinheiro.

Mosqueiro

Arthur Espínola fará show amanhã, no descolado restaurante Jurubeba, na Praia do Ariramba, em Mosqueiro.

Casa

Jader Filho assinou o primeiro contrato da faixa 1 – voltada para a população de mais baixa renda – do Minha Casa Minha Vida, após cinco anos. São 21 milhões para construir 115 unidades habitacionais no interior de São Paulo.

Fertilizante

Tem crescido bastante o fluxo de fertilizantes no Porto de Vila do Conde. No ano passado pulou de 0,2% para 3,3% do movimento nacional.

Basílica

Segue dentro do cronograma a obra de restauro da Basílica. Muito pó de mármore e sem qualquer refrigeração. O Altar-Mor, somente no início do ano que vem. Idosos devem evitar frequentar o templo nesse período.

Unifamaz

Agora em março, começará a funcionar o Núcleo de Práticas Jurídicas e as parcerias da Unifamaz com o TJ e Defensoria, no imenso imóvel adquirido do Basa, na Municipalidade. Entrada pela Quintino.

Hospital

O empresário Edmar Freire aumentou mais um andar na estrutura do Hospital Santa Terezinha, unidade Fátima, na Domingos Marreiros. Agora, o prédio terá cinco pavimentos e deve inaugurar em abril próximo.

Perdão

A Caixa perdoou dívidas de parcelas do Minha Casa, Minha Vida de 46.398 famílias, no Pará. A medida atingiu mais de 125 mil pessoas.

Vista

Projeto quase pronto, a Quadra lançará, logo no início de 2025, duas torres com vista para a baía, na Pedro Álvares Cabral. Ocuparão os 4.400 metros quadrados do imóvel onde funcionou a Guarda Municipal.

Animal

Em abril, Belém terá a primeira loja especializada em animais exóticos do Norte, a Estação Animal, na Antônio Barreto, entre 14 de Abril e 3 de Maio. Negócio inovador dos empresários Cássio Andrade, André Cunha e Narita.

Nota Dez

O sítio-pousada Pássaro Ímpar, em Curuçá, recebeu de novo, este ano, o prêmio Traveller Review Award, da Booking.com. Nota 10 na avaliação do viajante. Para o CEO da Booking.com, Gleen Fogel, o Pássaro Ímpar faz “muito mais do que apenas proporcionar um lugar para alguém dormir: sua hospitalidade faz com que o mundo seja um lugar mais amigável e acolhedor”.

Agro

A Associação Rural da Pecuária do Pará, à frente Fernando Dacier Lobato, promoverá, no próximo dia 9 de março, a 1ª Feira Rural da Mulher Agro. E neste mesmo dia inaugura, no seu parque de exposição, o Centro de Treinamento Star Equine, um completo centro de atividades equestres.

Veropa

A silhueta do Ver-o-Peso, limpo e sem urubu na fuselagem dos aviões da GOL, estreou a campanha do Ministério do Turismo, “Conheça o Brasil: Voando”.

Funcional

Além do karatê, a família Machida inova com o Funcional Fight, disponível nas unidades Pedreira e Ananindeua. Em breve, a novidade chegará à unidade Castanhal.

Shopping

A coordenação da COP30 vai reunir representantes dos shoppings da Grande Belém, no dia 22, na Fiepa. Todos envolvidos.

Maracujá

O Brasil é o maior produtor e consumidor mundial de maracujá. Tomé-Açu tem posição de destaque na produção.

Cacau

Em Amsterdã, Miriam Federicci ganhou o 1º lugar como produtora da melhor amêndoa de cacau do mundo. E Robson Brogni, o 2º lugar. Ambos são de Medicilândia, no Pará. O Brasil produz 220 mil toneladas de amêndoas. O Pará é o maior produtor nacional com 149 mil toneladas por safra.

Verticalizar

O Pará é o maior produtor de cacau do Brasil. O Pará tem as melhores amêndoas de cacau do mundo. Mas o Pará não consegue verticalizar a sua produção. O sul da Bahia continua produzindo mais chocolate e Gramado e Campos do Jordão levando a fama. Pobre Pará!

Dengo

A Dengo parte para uma nova fábrica, no sul da Bahia, e pega carona no “remake” de Renascer. Para entrar no mercado europeu, adotou regras ESG em sua produção e diversificou sua linha de produtos que incluem frutas amazônicas. Lançou barras de chocolate com cupuaçu e, também, com tapioca.

Carne

Em janeiro, o Pará cresceu 75% na exportação de carne, em relação a janeiro do ano passado. Um frigorífico voltou a exportar para a China e outros três ampliaram sua produção para exportação.

My Place

Ainda antes do Círio, deverá começar a funcionar o flat My Place, no prédio do antigo Hotel Regente, na Governador. Serão 60 apartamentos para média e longa locação, sem serviço hoteleiro. Aliás, só por demanda, acionado por aplicativo próprio.

EM ALTA

Formosa

A agência de comunicação Latina também assumiu a gestão das redes sociais do Grupo Formosa.

Contas

Rosa Egídia Lopes garante que o TCE-PA realizará concurso público neste ano, para cerca de 60 vagas.

Música

A UFPA, devidamente autorizada pela Capes, dará início, em Belém, ao Mestrado Profissional em Música.

EM BAIXA

Peixe

Com higiene e fiscalização zero, a doca do Ver-o-Peso comercializa, por noite, cerca de 150 toneladas de pescado. Belém necessita de um terminal pesqueiro.

Terminal

A lenta CDP já tem espaço para transferir para Vila do Conde, o obsoleto Terminal Petroquímico de Miramar. Só falta vontade política e um empurrão.

Raio

Segundo o INPE, raios matam mais de 80 pessoas por ano, no Brasil, inclusive nas praias.

MAIS ACESSADAS