O Pará já possui um clube de destaque entre os filiados ao Comitê Brasileiro de Clubes: é a Assembléia Paraense que passou de filiado vinculado à categoria de filiado pleno do CBC, entidade que é referência nacional de excelência esportiva e fundamental para os clubes que atuam na formação de atletas no país.  

A diretoria da AP comemora essa conquista por ser o reconhecimento do trabalho de preparação do Clube para atingir esse objetivo, com atenção ao cumprimento de todos os requisitos exigidos pelo CBC. Além disso, segundo o presidente da AP, Oscar Pessoa, significa “a ampliação das possibilidades de captação de recursos para investir na infraestrutura e formação de atletas".

Para se ter uma ideia da importância dessa conquista, a AP é o primeiro e único clube do Norte do país a alcançar a categoria filiado pleno. Isso significa que chegou ao nível de grandes clubes brasileiros, como o Flamengo, o Minas Tênis, entre outros.

De acordo com Oscar Pessoa, entre as muitas vantagens de ser filiado pleno ao CBC está a de poder participar dos Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBI), com o custeio de passagens para atletas e comissão técnica. Também possibilita participação em eventos de capacitação; apoio financeiro para a contratação de equipes técnicas multidisciplinares e aquisição de materiais e equipamentos esportivos. Tudo por meio de editais promovidos pelo CBC, com verbas oriundas da arrecadação dos concursos das loterias.

"É essencial destacar que os editais aos quais a AP agora está apta a concorrer são oportunidades de investimento de verba pública na infraestrutura do clube e na formação de atletas em esportes olímpicos – como a ampliação de espaços dedicados à prática desportiva e à profissionalização de recursos humanos que atuam na formação de atletas", explica Oscar Pessoa.

Compromisso com a prática desportiva

Para alcançar a categoria de filiado pleno, a AP precisou passar por uma série de processos que comprovasse o compromisso do clube com a prática desportiva e a formação de atletas.

Dentre as documentações exigidas estava a Certificação emitida pelo Ministério do Esporte, que comprovou que a AP cumpriu as exigências das entidades do Sistema Nacional do Desporto. 

Para emiti-la, um dos pontos fundamentais para a AP foi a adequação do estatuto para atender às exigências da Lei 9.615, de 24 de março de 1998, que estabelece diretrizes para o desporto no país.

"Alcançar a categoria filiado pleno é um divisor de águas para o clube. É motivo para celebrar! A partir de agora poderemos criar projetos financiáveis com verba pública, que melhorem a infraestrutura, formem atletas em alto nível e projetem o clube nacional e internacionalmente.", reitera o presidente da AP.

MAIS ACESSADAS