O universo dos quadrinhos ganha destaque na capital paraense com a comemoração da 10ª edição da Semana do Quadrinho Nacional, promovida pela Fundação Cultural do Pará através da Biblioteca Pública Arthur Vianna. Este evento, que ocorre de 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2024, marca não apenas o Dia do Quadrinho Nacional, celebrado em 30 de janeiro, mas também uma década de dedicação à nona arte.

Uma Breve História de 10 Anos de Quadrinhos em Belém

Desde 2015, a Semana do Quadrinho Nacional tem sido um evento imperdível para quadrinistas, entusiastas e estudiosos na região Norte do Brasil. Iniciado em 1992 pelo grupo Ponto de Fuga, o evento tornou-se uma tradição celebrada pela comunidade local e um compromisso anual da Fundação Cultural do Pará.

O evento não apenas celebra a produção nacional de HQs, mas destaca especialmente o que é produzido no Pará e na região Norte. Ao longo dos anos, diversos temas foram abordados, desde questões técnicas e de mercado até pesquisas acadêmicas e reflexões sobre questões sociais contemporâneas.

Programação para uma Década Inesquecível

Em sua 10ª edição, a Semana do Quadrinho Nacional da FCP preparou uma programação especial repleta de atividades para os amantes dessa forma única de expressão artística. Entre as atrações estão Bate Papos, Workshops, Ateliers Livres, Exposições, Feira de Quadrinhos e o charmoso Beco dos Artistas, uma feirinha de produção autoral local.

Destaque para lançamentos de publicações recentes com sessões de autógrafos e encontros com autores renomados, proporcionando aos participantes a oportunidade de interagir de perto com os criadores por trás das histórias fascinantes.

Parceria com o Coletivo BRT: Explorando a Urbanidade Caótica da Amazônia

Neste ano, a Semana do Quadrinho Nacional conta com a parceria do Coletivo BRT, que adiciona uma dimensão única às atividades. O Coletivo BRT, focado em discutir a urbanidade caótica da Amazônia através das histórias em quadrinhos, traz publicações impressas, tiras, charges e diversas formas de expressão da nona arte.

Atividades Educacionais: Estimulando a Criatividade

Além das exposições e atividades de entretenimento, a Semana do Quadrinho Nacional prioriza a educação, oferecendo atividades que abordam diferentes aspectos do processo criativo de uma HQ. Técnicas, temáticas, criatividade e estratégias para o mercado de quadrinhos são temas centrais de workshops e ateliers.

Feira de Quadrinhos e Beco dos Artistas: Espaços de Interação e Comercialização

A Feira de Quadrinhos e o Beco dos Artistas proporcionam espaços para a comercialização e troca de publicações e trabalhos entre leitores, colecionadores e produtores locais. Com o intuito de reunir produtores e público, esses espaços são ideais para escoar e distribuir trabalhos, incentivando a produção local.

Exposições: Destacando o Talento Local*

As exposições presentes na Semana do Quadrinho Nacional têm como objetivo destacar produções que se destacam no cenário local, proporcionando aos visitantes um vislumbre do talento presente na região.

FCP comemora uma década de dedicação aos quadrinhos
📷 |Divulgação

Participe! A Semana do Quadrinho Nacional é para Todos

A Semana do Quadrinho Nacional: Belém Ano X é uma realização da Fundação Cultural do Pará, através da Biblioteca Pública Arthur Vianna. Os eventos ocorrem em diversos ambientes da BPAV e a entrada é gratuita, proporcionando uma oportunidade única para todos celebrarem, aprenderem e se encantarem com a rica cultura dos quadrinhos brasileiros.

Não perca a chance de mergulhar nesse universo fascinante e comemorar uma década de Quadrinhos em grande estilo! Para mais informações, acesse o site oficial da Fundação Cultural do Pará.

MAIS ACESSADAS