A crise climática mundial, apontada por diversos relatórios de pesquisadores internacionais, como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) segue causando impacto em todo o planeta. No Brasil, ondas de calor vêm provocando recordes de temperatura em várias regiões do país, uma condição ambiental que pode causar graves prejuízos à saúde.

Na próxima terça-feira (14) moradores 1.413 municípios do Brasil vão experimentar um calor extremo, com temperaturas que vão superar em 5 graus Celsius a média atingida nas regiões. Os dados são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O Instituto classificou essa onda de calor como de "perigo". Na terça, as temperaturas irão atingir o nível intermediário de severidade, de acordo com os cálculos avaliados pelos pesquisadores.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Os municípios atingidos por esse recorde de temperatura estão divididos em 12 estados, entres eles: Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rondônia e Tocantins. Todos os estados da região sudeste também receberão a onda de calor.

Segundo os meteorologistas, a quentura tão violenta ocorrerá em função do El Niño, fenômeno climático que favorece bloqueios atmosféricos e aumento do calor na região central do país.

São Paulo é um dos estados que já sofreu um grande aumento de temperatura. Na tarde do último domingo (12), a capital paulista teve a tarde mais quente do ano, com uma máxima de 36,9°C. Foi o dia mais quente já registrado no mês de novembro desde a série histórica, em 2004.

Quer mais notícias sobre o Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Os órgãos de saúde recomendam diversas medidas para se proteger do calor intenso, já que a exposição às altas temperaturas pode causar graves prejuízos à saúde. Confira a lista de recomendações:

  • Mantenha a sua hidratação em dia, uma vez que o suor excessivo pode resultar na perda de substâncias vitais para o corpo, como sais e eletrólitos, podendo ocasionar problemas renais. Além disso, ingerir bebidas geladas auxilia na regulação da temperatura corporal em ambientes de calor intenso.
  • Evite a exposição direta ao sol durante os períodos mais quentes do dia. O aumento do calor interno pode levar à vasodilatação, reduzindo ainda mais a pressão arterial. Indivíduos com pressão baixa podem experimentar tonturas e até desmaios.
  • Evite realizar atividades físicas em condições de temperatura elevada. Durante o exercício, o corpo gera uma quantidade significativa de calor, o que pode resultar em danos consideráveis.
  • Reduza o consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que essas substâncias inibem a produção do hormônio antidiurético.

MAIS ACESSADAS