Como nos anos anteriores, a Cruz Vermelha Brasileira do Pará (CVB-PA) vai atuar nos dias de programação oficial do Círio de Nazaré 2024. Cerca de 13 mil voluntários devem estar a postos durante as procissões que ocorrem na festividade Nazarena. Os treinamentos, que simulam os atendimentos durante o domingo de Círio e Trasladação, finalizaram no sábado (7).

De acordo com a diretora de comunicação e conselheira estadual da Cruz Vermelha do Pará, Thaty Rocha, as equipes estão atuando desde então. “Neste momento estamos apenas nos alinhamentos operacionais finais, montagem dos postos de acolhida que iniciam hoje, postos da Trasladação e Círio”.

Leia mais:

Ao todo, são 25 postos de atendimento. Para montá-los de forma estratégica, é feito um estudo antecipado com uma equipe operacional onde é analisado o ambiente e a estrutura para os atendimentos, além da localização e do acesso para as equipes, conta a conselheira estadual. Ela também pontua que, após finalizar a operação, são realizadas reuniões e, por meio de pesquisas e trocas de experiências, eles analisam como foram esses processos durante as procissões.

“Se tudo estiver em ordem, mantemos o posto para o próximo ano. Caso contrário, mapeamos todo o percurso que a berlinda faz, desde a Basílica até a Sé, e buscamos instituições ou empresas com boa estrutura que possam ceder espaço para a criação de postos (...). Se percebemos um grande número de pessoas que passam mal ou à extensão do percurso, consideramos a abertura de novos pontos de atendimento para melhor atender à população”, afirma.

Quer ler mais notícias de Círio? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Thaty Rocha reforça que a instituição de ajuda humanitária busca quem deseja ajudar, independentemente de idade ou profissão. Dessa forma, não há perfil específico para atuar como voluntário. “Temos dos mais novos aos mais velhos em atuação. O que buscamos são pessoas que queiram ajudar o próximo. Essa é nossa missão. Este ano iremos atuar com muitas pessoas com deficiência que nos procuraram com muita vontade de ajudar. Eles estarão conosco nessa missão”, destaca.

Cosanpa distribuirá água

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) distribuirá 50 mil copos de água mineral em duas procissões do Círio de Nazaré: no Traslado, dia 11, e no Círio, na procissão de domingo no dia 13. A água que será doada é produzida na Estação de Tratamento de Água (ETA) Bolonha, em Belém. A ação, que ocorre há cinco anos, conta com a participação de servidores voluntários da Cosanpa, que se mobilizam para garantir a doação durante as duas procissões.

De acordo com o diretor de operações da ETA, Antônio Crisóstomo, uma parte da água tratada é refinada para ser apropriada para o consumo. Após passar por processos e testes sanitários rigorosos, ocorre o envasamento. Durante todo o ano, os copos de água são distribuídos em diversos eventos na capital e no interior do estado.

“O período do Círio de Nossa Senhora de Nazaré é a nossa maior demanda de envasamento. Produzimos o máximo de água que a estação permite. Esse trabalho começou para atender a uma necessidade de contribuir com uma festa tão importante e levar nosso produto aos paraenses”, relata Crisóstomo.

Na sexta-feira (11), a distribuição ocorrerá em frente ao edifício sede da Companhia, em São Brás, com a entrega de dez mil copos. Os outros 40 mil serão disponibilizados no domingo, em um ponto na avenida Presidente Vargas, com a avenida Municipalidade.

Paloma Lins, diretora de Gestão de Pessoas e Logística, setor responsável pela ação, destaca que a iniciativa se intensificou nos últimos três anos. “Trabalhamos com produção de água e contribuir com a doação dos copos, juntando nossos colaboradores, é um momento especial. Essa água passa por critérios rigorosos de produção, com várias etapas assistidas por engenheiros até o envasamento”, detalha.

MAIS ACESSADAS