Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos, fica localizada em uma região extremamente seca e desértica. Com mais de 2.2 milhões de habitantes. Está localizada ao longo da costa sul do golfo Pérsico na península Arábica na Ásia. O município muitas vezes é chamado de Cidade de Dubai para diferenciá-lo do emirado homônimo. A cidade é conhecida mundialmente pela sua economia extremamente desenvolvida e por seus enormes arranha-céus e largas avenidas.

Nesta terça-feira (16), choveu o equivalente a um ano em Dubai e imensas inundações repentinas foram desencadeadas, à medida que as ruas se transformavam em rios e a água corrente inundava casas e empresas.

Um vídeo chocante mostrou a pista do Aeroporto Internacional de Dubai – recentemente coroado o segundo aeroporto mais movimentado do mundo – submersa enquanto enormes aeronaves tentavam navegar pelas águas da enchente.

شاهد.. ارتفاع منسوب المياه بمطار #دبي#منخفض_الهدير pic.twitter.com/8gswSzbJKJ

— العربية الإمارات (@AlArabiyaUAE) April 16, 2024

https://t.co/b7WWXPnIMZ

— Charles Read (@chatwithcharles) April 16, 2024

VEJA TAMBÉM:

Os grandes jatos pareciam barcos se movendo pelo aeroporto inundado enquanto a água espirrava em seu rastro e formando ondas nas áreas de águas profundas.

A interrupção das operações aeroportuárias continuou até quarta-feira (17), com estradas de acesso bloqueadas por inundações e várias companhias aéreas, incluindo a transportadora aérea Emirates, relatando atrasos nos voos.

A companhia aérea “low cost” Flydubai cancelou todos os voos até as 10h, horário local, da quarta-feira.

A Emirates está suspendendo o check-in para passageiros que partem de Dubai das 8h, horário local, de quarta-feira, até a meia-noite de quinta-feira (18), devido a “desafios operacionais causados pelo mau tempo e pelas condições das estradas”.

O Aeroporto Internacional de Dubai também aconselhou as pessoas a “NÃO virem ao aeroporto, a menos que seja absolutamente necessário” e disse que “os voos continuam atrasados e desviados”.

A companhia aérea disse que os passageiros que já estavam em trânsito continuarão a chegar, mas alertou que os clientes podem esperar atrasos nas partidas e chegadas.

Chuvas caíram tão rapidamente que alguns motoristas foram forçados a abandonar os seus veículos quando as águas aumentaram, as estradas se transformaram em rios.
📷 Chuvas caíram tão rapidamente que alguns motoristas foram forçados a abandonar os seus veículos quando as águas aumentaram, as estradas se transformaram em rios. |Foto: Stringer/Anadolu Getty Images

Quase 100 milímetros de chuva caíram em apenas 12 horas na terça-feira, de acordo com observações meteorológicas no aeroporto – cerca do que Dubai costuma registrar em um ano inteiro, de acordo com dados das Nações Unidas.

A chuva caiu tão forte e tão rapidamente que alguns motoristas foram forçados a abandonar os seus veículos quando as águas das enchentes aumentaram e as estradas se transformaram em rios.

Aeroportos ficaram inundados, vários vôos foram cancelados por conta da forte chuva.
📷 Aeroportos ficaram inundados, vários vôos foram cancelados por conta da forte chuva. |Foto: Stringer/Anadolu Getty Images

Um vídeo nas redes sociais mostrou água correndo por um grande shopping e inundando o andar térreo de casas.

Tal como o resto dos Emirados Árabes Unidos, Dubai tem um clima quente e seco. Como tal, as chuvas são pouco frequentes e em muitas áreas as infraestruturas, como a drenagem, são limitadas para lidar com eventos extremos.

📷 Túneis alagados por toda a cidade, muitos pontos foram interditados. |Foto: Stringer/Anadolu Getty Images

Quando a chuva caiu na terça-feira, choveu realmente. Eventos de chuvas torrenciais como este se tornarão mais frequentes devido às mudanças climáticas provocadas pelo homem.

À medida que a atmosfera continua aquecendo, ela é capaz de absorver mais umidade como uma toalha e depois expulsá-la na forma de jatos mais extremos de chuvas torrenciais.

A chuva que inundou Dubai está associada a um sistema de tempestades maior que atravessa a Península Arábica e o Golfo de Omã. Esse mesmo sistema também está trazendo um clima excepcionalmente úmido para a vizinha Omã e o sudeste do Irã.

A chuva deve diminuir na região, mas ainda pode persistir na quarta-feira, antes que o tempo seco retorne.

MAIS ACESSADAS