Arqueólogos da Croácia anunciaram essa semana uma importante descoberta. Eles encontraram um raro capacete de guerra que remete a cultura ilíria em escavações realizadas em Zakotarac, na península de Pelješac, na Croácia.

O artefato está em excelente estado de conservação e data mais de 2.500 anos. Em uma escavação anterior na região, um estofamento de proteção do capacete feito de tecido já havia sido encontrado.

Estima-se que o capacete seja datado do século IV a.C., enquanto o estofamento de tecido, remetendo ao século VI a.C. Os artefatos foram encontrados a apenas 10 metros de distância um do outro.

Conteúdos relacionados:

"Eu estaria subestimando se dissesse que é uma sensação fenomenal. Estou muito animada, é uma descoberta incrível, e feita pela segunda vez", disse Marta Kalebota, arqueóloga do Museu da Cidade de Korcula e membro da equipe de escavação.

De acordo com os pesquisadores, próximo da escavação, foram desenterrados vários túmulos com seus esqueletos e oferendas como anéis, alfinetes, pulseiras e outras peças de bronze, todas do século IV a.C. Além disso, 30 potes de origem grega também foram encontrados.

Os objetos, que na época eram muito caros e preciosos, e possivelmente eram enterrados com os mortos para que estes voltassem à vida com riquezas.

Quer saber mais notícias do mundo? Acesse nosso canal de Whatsapp

Os achados arqueológicos representa um tesouro inestimável para a Croácia, pois permite conhecer mais sobre os povos ilírios e suas práticas funerárias. Os especialistas acreditam que o objeto foi colocado na tumba de alguém importante "como símbolo de status e poder".

As escavações tiveram a participação de arqueólogos do Departamento de Arqueologia da Faculdade de Filosofia de Zagreb, em coordenação com o Museu de Dubrovnik.

MAIS ACESSADAS