Estabelecer uma rotina saudável tem se tornado uma tarefa cada vez mais complexa e, ao mesmo tempo, extremamente necessária. Em meio à correria da semana, muitos batalham na busca para alcançar o equilíbrio entre uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, uma vez que os dois demandam de uma parcela de tempo considerável. Nesse cenário, o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, comemorado nesta quinta-feira (31), reforça os debates pelo bem-estar e autocuidado.

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Nesse aspecto, a alimentação desempenha um papel fundamental e, por isso, merece uma atenção especial. “As comidas são o combustível para o corpo. Seguindo essa perspectiva, é preciso fornecer o alimento correto, caso contrário, o organismo poderá apresentar alguns problemas” explica a nutricionista Larissa Zanette.

Dessa forma, priorizar o consumo de produtos saudáveis, conforme a nutricionista, também se torna uma forma de prevenir doenças como obesidade, diabetes, esteatose hepática, hipertensão ou doenças cardiovasculares, por exemplo.

“Outro aspecto que também apresenta melhora é a parte imunológica e intestinal, fazendo com que as pessoas raciocinem melhor, se sintam mais dispostas e felizes. Assim, nutrir o corpo é um ato de amor próprio”, complementa a especialista.

Como começar?

No entanto, muitos pensam que para ter uma rotina saudável precisam excluir alimentos do cotidiano, principalmente os carboidratos. Porém, a base desse estilo de vida está no equilíbrio entre todas as fontes de energia ingeridas, fazendo com que nenhuma comida seja a vilã da história.

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Dessa maneira, pequenas práticas alimentares podem ser incluídas durantes os 12 meses do ano para agregar, de forma definitiva, na qualidade de vida das pessoas. Tais como o consumo de produtos que desempenham um excelente papel para quem deseja uma vida mais saudável, sem abrir mão de sabor e momentos de indulgência.

Levando em consideração que os alimentos atuam como um combustível para o corpo, escolher os ingredientes corretos para as receitas é extremamente necessário. Com isso, seja por meio das bebidas vegetais, farinhas ou misturas para pães e bolos à base de arroz, o ideal é optar por refeições nutritivas para quaisquer ocasiões.

Opções inclusivas

Por meio de versões inclusivas, todos que optam pelos produtos agregam energia, proteínas e vitaminas no seu corpo. “Com um processo de refinamento diferente, a chave é a dosagem e quantidade correta. A maior vantagem para os consumidores é o fato de os alimentos feitos do grão de arroz serem hipoalergênicos, o que permite que pessoas com dietas restritivas possam consumir sem problema algum”, frisa a especialista.

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No caso das bebidas vegetais à base do grão, a gama de opções aumenta a facilidade na hora de adequar as receitas, já que nenhuma deixa gosto residual na boca. A versão original, por exemplo, pode ser utilizada para fazer uma panqueca ou qualquer outra receita que iria o leite de vaca, enquanto a com gosto de chocolate pode servir como diferencial na tradicional batida de banana. Enquanto isso, as misturas facilitam no momento de fazer um bolo delicioso e macio para o café da tarde.

Optar por uma alimentação equilibrada é o ideal para manter a saúde em dia Foto: Reprodução/Freepik

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