Que a venda de motos disparou nos últimos tempos muita gente já sabe. O valor do preço comparado aos carros zero km e a economia de combustível são um dos motivos que levam os consumidores a optar pelo veículo de duas rodas, segundo os especialistas. Alguns modelos, como scooters e motos de baixa cilindrada, podem rodar mais de 40 km/l de gasolina.

Mas, você sabia que a forma de pilotar e alguns cuidados com a manutenção pode sim influenciar na hora de abastecer o seu veículo? Sim. Isso mesmo. Para entender melhor como funciona essas dicas, abaixo, em entrevista, os especialistas dão dicas para ajudá-lo a economizar combustível com a sua moto. Ficou interessado? Então, segue a segue a leitura para saber mais.

Manutenção, filtro de ar, óleo, pneus calibrados, qualidade da gasolina e outros, estão entre os cuidados que os pilotos devem ter com os seus veículos.

Conteúdos relacionados

Manutenção em dia:

Caso sua moto seja nova, faça as revisões previstas no manual do proprietário. Além de não perder a garantia, ajudam a manter o motor de sua moto em boas condições de funcionamento. No entanto, vale lembrar que o ideal é fazer revisões periódicas com um mecânico de confiança para mantê-la em ordem.

Filtro de ar: Substitua quando saturado para evitar consumo excessivo de combustível, aquecimento do motor e perda de desempenho.

“Caso perceba um desses sintomas ou vários deles, é importante levar o veículo a uma revisão”, é o que orienta Plínio Fazol, gerente de marketing e novos produtos da Tecfil, fabricante de filtros de ar

Velas e cachimbos:

Troque periodicamente para garantir a queima eficiente do combustível, evitando dificuldade na partida e marcha lenta instável.

"Se você pensar que o bom funcionamento do motor depende da queima total do combustível, uma vela em mau estado não proporcionará queima eficiente", ensina o engenheiro Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da NGK

Óleo lubrificante:

Mantenha as trocas nos intervalos recomendados pelo fabricante para reduzir o esforço do motor e economizar combustível.

"O motor fará menos força e, consequentemente, consumirá menos combustível. Esse cuidado assegura o desempenho do motor, mantém em dia a lubrificação e reduz o desgaste das peças, além de gerar economia para o motociclista em relação à manutenção e ao consumo de combustível", explica Rafael Recio, gerente técnico da Motul Brasil, fabricante de lubrificantes.

Quer saber mais notícias do Trânsito? Acesse nosso canal no Whatsapp

Transmissão final e rolamentos:

 Mantenha-os ajustados e lubrificados para evitar perda de eficiência e consequente aumento no consumo de combustível.

Calibragem dos pneus:

Mantenha os pneus sempre calibrados conforme as recomendações do fabricante para evitar aumento do atrito e consumo extra de combustível.

Combustível de qualidade:

Prefira postos de confiança e desconfie de preços muito baixos. Um combustível ruim prejudica o desempenho da moto.

Segundo o especialista, um combustível ruim não terá uma queima correta e, com isso, prejudicará o desempenho da moto. Para reconhecer uma gasolina ou etanol adulterado preste atenção se sua moto está falhando ou com dificuldade para pegar logo após abastecê-la

Pilotagem consciente:

 Evite acelerações bruscas e não atinja a faixa de corte do motor. Use o freio motor para reduzir a velocidade quando não estiver acelerando.

Estas práticas ajudam a manter a moto eficiente, economizando combustível e garantindo um funcionamento saudável do motor.

Use o freio motor:

E por último, mas não menos importante, aprenda a usar o freio motor, uma característica dos motores de quatro tempos. Mas o que é isso? Já experimentou tirar a mão do acelerador quando o semáforo está fechado? A própria resistência da compressão do motor ajuda a moto a reduzir a velocidade, quando você não está acelerando. Isso é o que chamam de "freio motor”.

MAIS ACESSADAS