A prática regular de exercícios físicos é sempre recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre elas, a musculação é uma das mais populares, capaz de modificar o estado de equilíbrio muscular e reduzir o estresse, a ansiedade, melhorando a circulação sanguínea e a imunidade. Porém, se não for executada de maneira correta, pode causar lesões que resultam em consequências físicas a quem pratica.

As contusões mais frequentes relacionadas à musculação são aquelas nas articulações do ombro, joelho e quadril, ocasionadas por ausência ou realização incorreta do preparo prévio a execução dos exercícios, de acordo com Fábio Cravo de Souza, técnico de Atividades do Desenvolvimento Físico e Esportivo do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará.

“Antes de começar a fazer a atividade física, é bom preparar a musculatura e a articulação que serão trabalhadas. Digamos que seja treino superior com supino e puxada. É preciso fazer de cinco a dez minutos exercícios mais básicos e leves para essas regiões. Só depois que começa com a carga e o treino propriamente dito. São etapas que precisam ser respeitadas para que a gente evite problemas”, esclarece o profissional.

Conteúdos relacionados:

EXECUÇÕES

Outras causas de contusões na musculatura são as execuções inadequadas e o aumento impróprio das cargas. As duas situações estão diretamente relacionadas a uma dificuldade por conta da falta de mobilidade e flexibilidade para realizar determinado movimento. Por isso, o aluno deve sempre respeitar os limites do corpo e se atentar para possíveis dores ou incômodos, mas nunca insistir em realizar exercícios sem a condição necessária.

“É sempre necessário seguir o planejamento. Na internet tem muitas pessoas sem formação que passam treinos. A pessoa treina de uma forma, mas talvez você não consiga executar o mesmo exercício. O aluno que está começando pode tentar imitar o treino, mas não vai dar certo por conta de uma série de fatores. Já o profissional planeja tudo, desde a execução até a troca de carga, os momentos de treino intenso, outros de forma mais leve para se recuperar do treino anterior”, explica Fábio de Souza.

Contudo, os exercícios físicos não são os únicos aliados da saúde. Sono de qualidade, ingestão de água, alimentação saudável e a diminuição periódicas das cargas são fatores que evitam as lesões musculares. “A pessoa não pode treinar intensamente o tempo todo porque não evolui, mas começa a perder massa muscular, o sono fica ruim, entre outras consequências. Nós reduzimos a carga para diminuir o estresse do corpo para que ele se recupere e venha mais forte para o próximo treino”, conclui. 

SERVIÇO:

Como evitar lesões musculares:

l Se aquecer antes das atividades físicas

l Começar os treinos com exercícios leves e básicos

l Executar os exercícios corretamente de acordo com o planejamento do profissional

l Tirar um momento para descanso

l Ingerir bastante água

l Dormir pelo menos

8h por dia

l Se alimentar de forma saudável

MAIS ACESSADAS