O Agronegócio é atualmente o maior promotor da economia brasileira e a região de Carajás tem contribuído e muito com esse fator. Em 2020, a alta do preço do boi gordo e o crescimento nas exportações de carne contribuíram para que o rebanho bovino crescesse 1,5% ante 2019, chegando a 218.150.298 cabeças de gado. Foi o maior número de bovinos desde 2016 (218.190.768 cabeças).

O maior rebanho bovino do país continua em São Félix do Xingú (PA): 2,4 milhões de cabeças e alta de 5,4%, no ano. Corumbá (MS) veio a seguir, com 1,8 milhão. Com alta de 11,8% em seu rebanho (1,3 milhão de bovinos), Marabá (PA) subiu da quinta para a terceira colocação.

Com relação ao ranking local de produção bovina, os dados mostram que São Félix do Xingu continua sendo o maior produtor do rebanho bovino. Segundo o levantamento, 10,73% da produção paraense são oriundas do município (2.241.537 cabeças). O segundo maior produtor paraense é Marabá (5,44%), seguido de Novo Repartimento (4,24%). Os dados são do Núcleo de Planejamento e o setor de Estatísticas da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Com relação ao ranking local de produção bovina, os dados mostram que São Félix do Xingu continua sendo o maior produtor do rebanho bovino do Brasil
📷 Com relação ao ranking local de produção bovina, os dados mostram que São Félix do Xingu continua sendo o maior produtor do rebanho bovino do Brasil |Michel Garcia

Comemorando essas conquistas a Associação Sul Paraense de Pecuaristas (Aspape) localizada no distrito de Cruzeiro do Sul, ou Quatro Bocas, na zona rural de Itupiranga no sudeste paraense, vai realizar neste sábado (20) a "12ª Cavalgada Quatro Bocas" com a presença do governador do estado, Helder Barbalho.

Veja também:

Itupiranga recebe Caravana de Cidadania e Direitos Humanos

Nova diretoria do Conselho da Mulher de Marabá toma posse

A informação foi confirmada por Juliano de Melo Gomes, presidente da Aspape. A chegada do governador em Quatro Bocas está prevista para acontecer às 16h. O governador estará acompanhado do presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará, Famep, Wagner Machado, do prefeito de Itupiranga, Benjamim Tasca. 

É provável também a presença do prefeito de Parauapebas, Darci Lermem. "Estendemos os convites aos demais prefeitos da região, como o de Marabá Tião Miranda e de São Félix do Xingu, João Cleber, mas ainda não temos confirmação", declarou Juliano.

"Este ano não iremos fazer a tradicional festa devido a pandemia, faremos uma cavalgada a partir das 9h da manhã com almoço com costelão a partir do meio dia e à noite show com bandas locais", explicou.

Cartaz do evento que vai acontecer na região do Rio Preto
📷 Cartaz do evento que vai acontecer na região do Rio Preto |Divulgação

"A região do Rio Preto está muito feliz em poder receber a visita do governador Helder Barbalho. Somos uma região que possui muitas dificuldades, mas muito promissora com o agronegócio, além da união dos produtores locais", explicou.

12ª Cavalgada Quatro Bocas acontece neste sábado (20) na zona rural de Itupiranga Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS