O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) deu início ao Treinamento dos Técnicos de Satélites (TSATS), que são responsáveis por realizar o procedimento de transmissão de resultados no dia da eleição. No total, serão 443 técnicos, que vão atuar nesse processo. Em Belém, a capacitação ocorreu nos dias 8 e 9, abrangendo a região do Marajó e o nordeste paraense.

Nos dias 12 e 13 de setembro, o treinamento ocorre em Santarém, abrangendo a mesorregião do Baixo Amazonas, e em Marabá, capacita aqueles que vão atuar no sul e sudeste do estado. 

Em Marabá, treinamento ocorre em um hotel no Núcleo Cidade Nova
📷 Em Marabá, treinamento ocorre em um hotel no Núcleo Cidade Nova |Secom PMM

Em Marabá, o evento ocorre em um hotel, na Rodovia Transamazônica, 2497, Cidade Nova, no período de 8h às 10h30 e de 15h às 17h.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará, Alessandro Cruz, explica como é a atuação dos TSATS. “Após todo o processo de votação, depois que todas as eleitoras e eleitores tiverem votado, o presidente da mesa receptora de votos, faz o procedimento daquela respectiva urna eletrônica. E nesse processo de encerramento é gravado uma via digital do resultado daquela urna. Esse resultado é transmitido de um ponto de transmissão pelo TSAT”, diz.

Ele destaca que este ano serão utilizados mais de mil pontos de transmissões. “Sendo que desse quantitativo mais de 450 serão pontos que utilizarão tecnologia de comunicação satelital. E para esse fim são contratados técnicos específicos que atuarão na transmissão desses dados utilizando equipamento Bigan, que faz essa comunicação satelital, fazendo a transmissão desses resultados, mesmo daquela escola, daquele local mais distante, mesmo que não possua energia elétrica, porque o equipamento funciona com bateria e o técnico também estará de posse de um notebook que funciona por meio de bateria”, ressalta.

Nessas eleições, inclusive, o Pará será o estado que mais vai utilizar esse equipamento, sendo o treinamento, portanto, indispensável. Em termos quantitativos, o secretário reforça que 75 técnicos foram capacitados em Belém, 66 serão treinados em Santarém e 41 em Marabá. “Mas é importante ressaltar que alguns técnicos que vão atuar estão sendo treinados na própria zona”, diz.

O coordenador de logística de eleições do TRE do Pará, Dilson Mesquita também reforça a importância do Bgan. “É o equipamento que a gente utiliza para fazer a conexão via satélite, fazer a transmissão segura dos dados da eleição. A importância dele é porque ele chega nos lugares mais remotos possíveis, naqueles lugares onde não existe nenhum tipo de conexão à internet, nos mais isolados”, justifica.

Veja também:

TSE começa lacrar sistema das urnas eletrônicas

Saiba quem é o candidato mais velho e quem o mais jovem

Os TSATS que estão sendo capacitados vão atuar em áreas que abrangem os seguintes municípios: Igarapé Miri, Abaetetuba, Curuçá, Muaná, Cametá, Bragança, Oeiras do Pará, São Sebastião da Boa Vista, Mãe do Rio, Castanhal, Ponta de Pedras, Maracanã, Nova Timboteua, Baião, Tomé-Açu, Ourém, Paragominas, Barcarena, Garrafão do Norte, Curralinho, Concórdia do Pará, Limoeiro do Ajuru, Tailândia, Acará, Curralinho, Barcarena, Ponta de Pedras, Maracanã e Nova Timboteua (Marajó e nordeste); Monte Alegre, Almerim, Uruará, Rurópolis, Prainha e Santarém (oeste) e Marabá, Rondon do Pará, Itupiranga, São João do Araguaia, Rio Maria, São Geraldo, Tucuruí, Tucumã, Novo Repartimento, Breu Branco e Parauapebas (sul e sudeste).

VEJA A REPORTAGEM COMPLETA ABAIXO:

 
Técnicos estão sendo treinados em Marabá Foto: Secom PMM

MAIS ACESSADAS