Os tripulantes da balsa, suspeita de ter batido no pilar da ponte de Outeiro, ontem (17), já prestaram depoimento à Polícia Civil. A embarcação está apreendida para averiguação. Na manhã de hoje (18), uma equipe da Polícia Científica Renato Chaves fez a perícia para identificar se há alguma avaria compatível com o acidente na balsa. O laudo tem previsão de ser concluído em 15 dias.

A ponte Éneas Martins continua interditada. Ela apresenta fissuras. A pilastra atingida caiu, o que comprometeu a estrutura da edificação. A travessia entre a ilha de Caratateua (Outeiro) e o continente está sendo feita por uma balsa disponibilizada pelo Governo do Estado.

Policiais apreendem embarcação suspeita
📷 Policiais apreendem embarcação suspeita |Divulgação/Polícia Civil

O depoimento da tripulação foi colhido ainda no final da noite de ontem (17), na Delegacia Fluvial, onde o inquérito foi tombado. Alguns dos tripulantes relataram que não viram o momento em que a embarcação passou pela ponte, nem ouviram qualquer estrondo que indicasse alguma colisão.

Segundo eles, a embarcação possui uma câmera de segurança posicionada na proa que filma a navegação. As imagens desta câmera poderão ser cruciais para que a polícia confirme se a balsa bateu ou não no pilar da ponte de Outeiro. A balsa é suspeita porque foi filmada navegando próximo a ponte de Outeiro no horário aproximado em que o acidente aconteceu.

Com a batida, um dos pilares da ponte caiu.
📷 Com a batida, um dos pilares da ponte caiu. |Reprodução

A balsa saiu de Caxiunã, zona rural de Portel (no Marajó), com carregamento de madeira, e seguiu até uma empresa localizada no distrito de Murunim, em Benevides, Região Metropolitana de Belém. Segundo os depoimentos, depois de passar pela ponte, a balsa precisou parar porque a maré estava baixa. Dois tripulantes disseram que, enquanto aguardavam, ouviram um estrondo e acreditavam que um caminhão ou ônibus tivesse caído da ponte. O ruído teria sido escutado por volta de 6h40, horário compatível com o do acidente.

📷 Bombeiros e Grupamento Fluvial fazem vistoria na ponte |Pedro Guerreiro/Agência Pará

O piloto da embarcação disse que tem 40 anos de experiência e o único acidente em que se envolveu foi num abalroamento de balsas (batida entre balsas) em Breves, mas que ninguém ficou ferido. Ele não esclareceu quando foi este acidente.

Em relação a ponte de Outeiro, somente o laudo da perícia vai apontar o que pode ser feito na estrutura.

MAIS ACESSADAS