Desenvolvido com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos alunos e funcionários das escolas estaduais, o Programa Escola Segura completou um ano nesta quarta-feira (17).

Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o programa mantém ações de prevenção à violência e reforço à convivência harmoniosa na rede de ensino.

O programa insere policiais militares e psicólogos na convivência escolar, para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Conteúdo relacionado

"O 'Escola Segura' garante, sobretudo, uma aproximação maior com as famílias, para que possamos desenvolver atividades efetivas para a proteção dos nossos estudantes e profissionais. Realizamos uma série de ações a partir da Assessoria de Convivência Educacional para conseguir uma rede de apoio efetiva e um ambiente adequado para todos”, afirmou Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação.

Com o programa, o Pará se tornou o primeiro estado a incluir a segurança policial nas escolas, além de ter se tornado o estado com maior contingente de profissionais da psicologia e assistência social para construção da rede de apoio dos estudantes e professores.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Lançado em 2023, o Programa Escola Segura é uma das iniciativas desenvolvidas para garantir segurança no ambiente escolar. A partir do Programa, a Seduc estabelece o Núcleo de Segurança e Proteção Escolar com oficiais da Polícia Militar e assessores de segurança pública no órgão central, para monitoramento e planejamento de ações a partir de ocorrências, assim como a definição de protocolos de ação em situações rotineiras e de crise.

MAIS ACESSADAS